2014/05/07

ARM espera smartphones de $20 este ano


Todos gostámos de olhar e apreciar os últimos lançamentos dos topos de gama de smartphones e tablets. Mas tal como acontece com as revistas de automóveis, não é por nos entusiasmarmos com Ferraris e Lamborghinis que iremos comprar um quando precisarmos trocar de carro. Na verdade o que mais se vende são os modelos baratos e de gama média, que nos próximos anos irão representar a maioria fatia do mercado.

Por isso todos os fabricantes apostam em conquistar este mercado dos smartphones e demais equipamentos de custo ultra-reduzido, fazendo com que comecem a surgir equipamentos que nos fazem repensar o que se pode fazer e por que valor (temos modelos como Nokia 225 por menos de €40). Para a ARM, o valor para criar um smartphone parece não ter limite mínimo, e diz que nos próximos meses surgirão no mercado smartphones Android por apenas 20 dólares.


Poderia parecer uma previsão maluca... mas esta previsão baseia-se em dados bem reais e concretos. Em 2013 a Lenovo apresentou um smartphone por $60; valor que baixou para $35 no final do ano (em modelos "sem marca"); e que actualmente se situa nos $28-33 (com um Firefox Phone de $25 que foi conseguido à custa da redução de memória). Por isso, o patamar dos $20 dólares (apenas 14 euros!) está bem próximo, e proporcionará o acesso à informação a centenas de milhões de pessoas em todo o mundo para quem este tecnologia seria inacessível devido ao custo de aquisição dos equipamentos.

É certo que um smartphone de $20 não irá competir com um de $500 ou sequer um de $100 - mas não deixará de nos fazer repensar se esses modelos que custam verdadeiras fortunas realmente valem aquilo que custam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)