2014/05/16

ASRock C2750D4I - Motherboard de sonho para um NAS


Muitos de vocês (e eu) já terão sentido a vontade de arranjar uma solução para armazenamento de dados em quantidade "quanto baste" e com segurança que evita a dependência num único disco. É certo que há equipamentos NAS prontos a usar... mas quando se olha para os preços não se pode deixar de pensar que "por esse preço montava um PC para essa funcionalidade".

Só que essa ideia rapidamente nos confronta com a realidade. Queremos um sistema suficientemente potente mas que não seja desnecessariamente potente; que seja poupado para não se notar na conta da electricidade no final do mês; etc. etc. Na maior parte das vezes é um conjunto de características que não conseguimos conjugar... nem que seja por as motherboards para sistemas mais poupados se limitarem a ter 2 ou 4 portas SATA que se tornam "curtas" para esta função.

Não é o caso desta motherboard ASRock C2750D4I, que tem tudo aquilo que se desejaria para criar um NAS de sonho, e muito mais.

Comecemos já pelo "pior"... a motherboard não é barata ($398), mas quando se considera que tem um CPU octa-core que consome apenas 25W, suporta até 64GB de RAM, tem sistema de gestão externa para controlo e acesso remoto, dual ethernet 1GBits, e 12 portas SATA... já se fica com uma ideia do que se está a falar.

Na verdade esta motherboard é destinada a ser usada em racks em ambientes profissionais, mas a Silverstone criou uma caixa (DS380) mesmo à medida desta motherboard para que qualquer pessoa possa utilizá-la para o seu sistema NAS pessoal (e com 8 baías frontais hot-swappable de 2.5/3.5" para além do espaço para mais quatro discos internos de 2.5").




Não será o sistema NAS económico que todos desejaríamos e continuamos a procurar... mas... se não abdicarem de uma solução "faça-você-mesmo" onde têm total controlo sobre o material escolhido, esta board com esta caixa parecem-me ser uma combinação explosiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)