2014/05/19

Cubo de Rubik faz 40 Anos

Um dos mais icónicos e desafiadores puzzles de todos os tempos celebra hoje o seu 40º aniversário, e o Google não deixou passar a ocasião despercebida, trazendo-nos um Google Doodle interactivo que vai arruinar a produtividade de todos os que hoje visitarem a sua página de pesquisa: o cubo de Rubik.

Criado por Erno Rubik em 1974, este cubo colorido só viria a tornar-se num fenómeno mundial na década seguinte, contagiando tudo e todos e dando origem a uma sucessão de infinitas variações, passando por cubos com mais (e menos) peças por face (de 2x2 a 11x11 - dos que consegui encontrar), a muitos outros formatos, de pirâmides a esferas, a cubos ocos sem peças centrais e até a curiosos "cubos" em X. Mas o que é certo é que nenhum deles consegue superar o carisma do cubo original.

O cubo de Rubik apresenta-nos 3x3 pequenos quadrados em linhas e colunas rotativas, sendo o objectivo colocar as peças das diferentes cores (vermelho, branco, laranja, azul, verde e amarelo) nas faces respectivas. Algo que muitos fãs conseguem fazer em poucos segundos, com o recorde actual a ser de 5.55s e obtido no ano passado (para referência, o primeiro recorde mundial em 1982 foi de... 19s!)



Ainda assim, há muitas pessoas que, como eu, continuam a conseguir resolver o cubo a "90%", ficando sempre uma ou duas peças trocadas no final, algo que poderia ser facilmente resolvido se se estiver disposto a decorar os muitos algoritmos que permitem rodar e deslocar as peças de umas posições para as outras. Mas, podem sempre usar a desculpa que o número astronómico de combinações possíveis de um cubo de 3x3x3 ascende a 43 triliões (ou seja, 43.000.000.000.000.000.000)... deixando de fora a parte em que, não importa em que estado o cubo estiver, é possível resolvê-lo num máximo de 20 movimentos.

... Ou então com um único movimento... de o desmontar e remontar novamente nas posições correctas. :)

Caso já não estejam no dia certo, podem encontrar o Google Doodle do Cubo de Rubik na galeria de Doodles do Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)