2014/05/26

SSDs 4x mais rápidos com sistema de cache optimizado


Trocar um disco rígido convencional por um SSD é uma das melhores formas de melhorar o desempenho de um computador, mas por muito mais rápido que seja um SSD... não seria mal torná-lo quatro vezes mais rápido, e sem necessidade de comprar um novo. É o que é proposto com um novo sistema de cache concebido especialmente para os SSDs.

Os SSDs usam memória flash para armazenarem dados, e por isso mesmo estão sujeitos a algumas restrições ao nível do hardware, como a obrigatoriedade de gravarem blocos completos mesmo que apenas queiram gravar "meio-bloco". Enquanto o SSD tem espaço livre disponível, vai direccionando os pedidos de escrita para blocos vazios, mas quando começa a ficar mais cheio, o desempenho diminui devido à necessidade fazer ciclos de "leitura-mudança-escrita".


Investigadores japoneses criaram um método de cache que tem isto em consideração, e que permite fazer a optimização da escrita combinando os novos dados com blocos já semi-preenchidos, permitindo poupar trabalho que seria feito na fase posterior de "garbage collecting" em que esses blocos iriam ser agrupados para libertar páginas livres.



Para além de permitir melhorar o desempenho das escritas em até 300% (em circunstâncias ideais), este sistema tem a vantagem adicional de poupar o número de escritas nas memórias flash, prolongando a sua longevidade e reduzindo o consumo. E o melhor de tudo é que tratando-se de um sistema de cache externa ao SSD, quer dizer que eventualmente poderá chegar até nós via software - idealmente, passando a fazer parte do sistema de gestão de escrita de dados do próprio sistema operativo.

4 comentários:

  1. Duas excelentes novidades... Mais velocidade e menos escrita.

    Carlos, e que tal o Samsung Pro 840?. É mesmo aquela máquina, tal como anunciado nos benchmark´s?. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem comparação com o disco que usava. Só tenho pena de não poder ter um SSD de 1TB para as restantes tralhas (como os jogos, que comem logo duzias de gigabytes cada um :)

      Eliminar
    2. Hoje em dia qualquer SSD recente de final de 20 12, ou 2013 em diante é bom, rápido e muito durável. Eu tenho a versão OEM desse Samsung e não tenho queixas a nível de velocidade e para já de durabilidade. E ruído. .. Zero

      Eliminar
  2. -- Quando estará disponível aos mortais ?

    ResponderEliminar