2014/05/13

Twitter passa a ter Mute


O Twitter é um local onde cada um apenas segue quem quer, mas existem vários motivos que podem levar a que se queira seguir alguém mas não estar constantemente a ser bombardeado com o que eles escrevem - mesmo com o limite de 144 caracteres por tweet. Finalmente, o Twitter faz aquilo que já era possível em muitas apps de terceiros, e permite silenciar quem não quisermos ler.

Talvez seja um amigo que, por consideração, não querem deixar de seguir - mas que se o fazem, vos inunda a vossa timeline com centenas de tweets em sequência (e a fazer-vos apitar o smartphone com as notificações a cada uma delas). Talvez seja alguém que não querem ler, mas que têm interesse em que vos possa mandar mensagens directas. Seja qual for o caso, a partir de agora será possível seguirem alguém no Twitter sem terem que ler aquilo que ele escreve.

Infelizmente, o Twitter limitou-se a fazer o básico: "ou tudo ou nada". Há apps que permitem fazer o mute de forma mais avançada e funcional, como silenciar um utilizador por um determinado período de tempo (ideal para aquelas pessoas que querem seguir, mas silenciar durante eventos como jogos de futebol, em que irão "disparatar" dezenas ou centenas de tweets), ou por hashtags ou palavras chave. Esperemos que numa próxima versão o Twitter também passe a permitir o mesmo.

Quem não irá gostar muito desta medida são os especialistas em "marketing social", que a partir de agora não poderão relacionar directamente o número de seguidores com o da visibilidade de uma marca ou produto. É que com o mute a ficar acessível oficialmente para todos, pode dar-se o caso de uma certa conta ter muitos milhares de seguidores (por exemplo, para terem acesso a passatempos ou promoções) mas 90% deles fazerem mute para não estarem a levar com o que lá dizem.

1 comentário: