2014/05/14

wattOS R8 Linux já disponível


O passar dos anos faz com que inevitavelmente se vá ficando com alguns computadores perdidos por casa, máquinas que por vezes gostaríamos de utilizar para algumas coisas, mas que já não aguentam com um sistema operativo recente... a não ser que seja um especificamente vocacionado para essa função, como é o caso do wattOS que agora chegou à sua versão R8.

O wattOS é um sistema que tem como propósito ser o mais leve e eficiente possível, e com a chegada da versão R8 há bastantes alterações. Para começar, o wattOS abandona o Ubuntu que lhe servia de base e passa a usar o Debian; e como até nos sistemas "leves" há necessidades diferentes, temos disponíveis três variantes: o wattOS Mate, um com LXDE, e o Microwatt (com Openbox, e indicado para quem quiser ocupar o mínimo de recursos possíveis). Como sempre, têm disponível um liveCD que permite que facilmente experimentem este sistema em qualquer máquina sem estragar nada e avaliarem que tal se comporta.

Para se ter uma ideia do tipo de máquinas onde este wattOS poderá correr alegremente, a versão com LXDE deverá trabalhar em máquinas com um Pentium 3 e com apenas 128MB de RAM (embora necessite de cerca de 192-256MB durante o processo de instalação). E a versão Microwatt necessitará de ainda menos memória!

Escusado será dizer que se instalarem uma destas versões numa máquina actual... a coisa até voa! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)