2014/06/14

7 coisas que não sabias que podes perguntar à Siri


Embora por cá o uso da Siri continua a ser bastante limitado devido à sua incapacidade de reconhecer a nossa língua, há coisas que mesmo assim por vezes justificam vocalizar em língua estrangeira para nos simplificar a vida. Hoje trago-vos 7 capacidades da Siri que poderão ser desconhecidas da maioria dos utilizadores e que certamente se revelarão bastante úteis.

1. Encontrar configurações "perdidas"
Já é possível pedir à Siri que active e desactive certas opções, como "turn on/off bluetooth", mas considerando que os settings no iOS foram crescendo ao ponto de agora se terem tornando num verdadeiro labirinto onde por vezes é difícil encontrar o que se quer, é bom saber que a Siri pode dar uma ajuda. Se pedirem à Siri coisas como "change the font size" ou "adjust screen brightness" ou "edit Safari settings," serão levados automaticamente para a página correcta das configurações sem mais chatices.


2. Informações sobre aviões
Este não nos servirá de muito, uma vez que só funciona nos EUA - mas da próxima vez que lá estiverem tiverem curiosidade sobre um avião que esteja a voar sobre as vossas cabeças, bastará perguntar à Siri "what planes are above me right now?" para obter toda a informação sobre esses voos.


3. Tirar umas sonecas rápidas
Se querem fechar os olhos por algum tempo sem correrem o risco de adormecerem o resto da tarde; ou simplesmente querem prolongar o tempo na cama depois do alarme, bastará dizer à Siri para vos acordar dentro de algum tempo: "wake me up in 30 minutes". E pronto... sem necessitarem sequer olhar para o ecrã.


4. Informação sobre filmes e a sua duração
Se estão na fila do cinema e ainda a tentar decidir o que irão ver, basta perguntar à Siri "how good is The Dark Knight Rises?" para obter informação via Rotten Tomatoes sobre esse ou qualquer outro filme. E se o factor tempo for essencial, podem também perguntar "How long is..." para saber a duração do filme (depois só têm que somar os 15-20 minutos de publicidade inicial que tem vindo a ficar cada vez mais descarada e abusiva... afinal pagamos para ver um filme, ou para ver publicidade!?)


5. Informação sobre o Campeonato do Mundo
Embora o futebol continue a ser um desporto menor nos EUA, a Apple achou que o Campeonato do Mundo merecia que a Siri se mantivesse actualizada. Agora podemos perguntar à Siri quando é determinado jogo "When is Portugal vs Germany?" ou até perguntar  "Who will win the World Cup?" para sabermos como estão os resultados.


6. Encontrar comida e bebida
A Siri desde sempre que teve a capacidade para encontrar restaurantes e bares. Só que poderão não saber que podem ser mais específicos e pedir para que vos encontre algo como "Find whiskey" ou "Find Chicken Curry" para obterem resultados de aquilo que realmente desejem. (Se funcionassem em Português... "Onde posso comer francesinhas?" seria a pergunta lógica... :)


7.  Saber o que se passa no Twitter
Para os utilizadores do Twitter a Siri oferece também funcionalidades interessantes; podemos saber o que está "a dar" perguntando "what's trending on Twitter?" ou perguntar especificamente o que alguém está a dizer: "What is Aberto Madrugada saying on Twitter"? (Isto, se a Siri conseguisse entender português, obviamente... mas se seguem pessoal estrangeiro com nomes facilmente pronunciáveis... a coisa funciona.)

[via gizmodo]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)