2014/06/17

iOS8 deixa apps preencherem dados de login no Safari


A segurança é uma questão cada vez mais importante, e com o iOS8 a Apple implementou uma funcionalidade que irá evitar algumas frustrações nos utilizadores, permitindo que as apps criem automaticamente credenciais de acesso no Safari.

Certamente já terão passado pelo (frequente) caso de, depois de terem feito a vossa autenticação numa app, ao tentarem aceder ao mesmo serviço na web terem que preencher novamente o vosso login e password. Com o iOS8 isso deixará de ser necessário, caso os developers actualizem as suas apps de modo a tirar partido deste sistema de credenciais.

Quer isto dizer que ao fazerem login na app do Facebook ou Twitter (por exemplo), poderão aceder aos respectivos serviços na web e com os vossos dados a surgirem automaticamente pré-preenchidos para que possam fazer o login mais rapidamente. Outra vantagem adicional, se alterarem a password na app, a mesma será automaticamente actualizada, de modo a que poderão continuar a fazer o login "automático" no Safari (e no caso de usarem múltiplos computadores/dispositivos, as credenciais serem sincronizadas automaticamente).

Embora se levantem novas questões quanto à facilidade de login usando o auto-fill das credenciais, importará referir que se alguém já tiver conseguido o acesso a uma das vossas máquinas, também já poderá aceder às respectivas apps - e no iOS8 teremos também a possibilidade dos developers usarem o Touch ID para adicionarem autenticação adicional às suas apps se necessário. Pessoalmente, eu sou grande apologista dos logins "guardados" no Chrome (excepto para os próprio login do Google, que esse é o único caso em que tento mantê-lo o menos "gravado" possível - mesmo contando com a segurança adicional da autenticação 2-step.)

2 comentários:

  1. Carlos...não entendi a tua última frase....

    ResponderEliminar
  2. "Vêjamos". O Safari, através do Keychain, permite guardar as credenciais, por exemplo, da conta no Facebook. Se eu usar o Safari, via web, para aceder ao site do Facebook, o Safari pode preencher automaticamente as credenciais.

    O que se está a falar é em partilhar essas credenciais guardadas no Safari/Keychain com a app específica de cada serviço. Por exemplo, lanço a app própria do Facebook e, em vez de preencher as credenciais da conta, o Keychain preenche-as.

    Não vejo nenhuma diminuição de segurança, até pode aumentar. Isto porque porradaria de apps já estão em login automático na respectiva conta.

    P.S. Quem tiver acesso ao meu smatphone, a app Mail está prontinha para aceder à minha conta de email, a app da Optimus, à minha conta de cliente e por aí fora. E vá lá que o acesso às contas principais é feito através da app 1Password (para iOS) que também preenche automaticamente as passwords - mas a 1Password está protegida por password.

    ResponderEliminar