2014/06/14

No interior de um microchip


É incrível a escala microscópica e a miniaturização que permite que hoje em dia tenhamos todo o tipo de equipamentos electrónicos que conhecemos. O microchip foi uma revolução, mas poucos são aqueles que têm uma noção aproximada do que realmente se esconde dentro destes pequenos chips de plástico - e por isso, nada como lhes dar uma espreitadela.

O seguinte vídeo mostra-nos um microchip protegido dentro do invólucro plástico que poderemos ver soldado nas placas, e mesmo não se tratando de um chip dos mais evoluídos - cujas escalas o tornariam ainda mais alucinante - já serve para demonstrar o que actualmente se consegue fazer num único milímetro de área a esta escala.

Agora imagine-se o que é ter mais de 4 mil milhões de transístores num CPU de topo actual, ou mais de 7 mil milhões num GPU como o GK110 Kepler da Nvidia (e pensar que o primeiro microprocessador, o Intel 4004 de 1971 tinha apenas 2300 transístores); sabendo que daqui por um par de anos muito provavelmente teremos novos chips que voltam a duplicar estes números!

Até me faz ter pena dos engenheiros encarregados de conceber estes chips - por muita assistência das ferramentas informatizada que utilizarão para o fazer .

1 comentário: