2014/06/15

Novo HUD da BMW é feito pela Bosch em Braga


Os sistemas HUD (Head-up Display) estão cada vez mais em voga, e da próxima vez que conduzirem um automóvel do grupo é bem provável que o sistema que vos apareça à frente dos olhos tenha sido feito pela Bosch em Braga.

A Bosch desenvolveu um novo sistema de Head-up Display que foi seleccionado pela BMW para instalar em diversos veículos, a começar pelo novo MINI Hatch. Estes sistemas permitem projectar a informação sobreposta no campo visual do condutor (parecendo flutuar cerca de 2m à frente do veículo), evitando que o mesmo tire os olhos da estrada. No caso deste sistema essa informação não é projectada directamente na pára-brisas mas sim numa pequena tela especial de plástico colocada antes dele e que se estende/retrai a partir do painel de instrumentos. Esta opção simplifica o processo de instalação num maior número de veículos sem que sejam necessárias grandes modificações ou a instalação de pára-brisas com vidro especial.

Embora as informações projectadas tenham brilho e nitidez que garante a sua visibilidade em todo o tipo de condições; as informações exibidas são invisíveis para o passageiro que segue ao lado do condutor (pelo que poderão continuar a dizer que "não vão tão depressa quanto parece"! ;) A unidade de imagem recorre a um LCD a cores de 480x240 pixels, e a um LED de alta-intensidade e sistema de espelhos para fazer com que as imagens sejam projectadas na tela transparente.

Portanto, da próxima vez que estiverem perante um destes sistemas... poderão dizer com orgulho que é um sistema "made in Portugal". :)

3 comentários:

  1. O sistema é interessante. Surge-me apenas uma dúvida relativamente ao uso durante a noite. Será que a luz (ainda que provavelmente tenha um modo noturno) não cria distração à visibilidade do condutor?

    ResponderEliminar
  2. Esse sistema foi anunciado na Bosch em Braga há cerca de 3 anos, altura em que começou a ser "desenhada" toda uma nova unidade de produção para esse produto, já que os locais onde se produzem esses equipamentos tem de ser altamente sofisticados e "lacrados" de qualquer tipo de poeira circundante no ar...

    É com orgulho que vejo e pude acompanhar essa empresa durante 3 anos, precisamente no início da sua fase de mudança(2009) e projecção para o futuro.
    A Bosch CM de Braga já não é mais a fábrica que produz auto-rádios(antigamente conhecidos como Blaupunkt) aos contentores, mas sim uma empresa que se modernizou, passando a sediar inclusive o centro de desenvolvimento de protótipos que foi transferido da Alemanha para Braga também em 2009, salvo o erro.

    Até recentemente(2012) possuía cerca de 2500 trabalhadores, pelo que se percebe a importância da empresa, uma das exportadoras nacionais no TOP 10.

    Além dessa novidade(Head-up Display´s), o negócio envolve auto-rádios integrados(com ou sem GPS), sensores de movimento, antenas, placas electrónicas para caldeiras/esquentadores(Vulcano/Junkers), entre outros produtos...
    Entre as dezenas de marcas automóvel(quase todas) clientes da Bosch CM, contam-se inclusive a Ferrari e outras marcas de luxo.

    Todo o processo é orientado para a qualidade máxima(0 defeitos de campo e 0 defeitos de km 0) e não queiram saber as exigentes regras e rastreamento a cumprir em todo o processo de produção...

    Certamente ainda havemos falar muito e bem da Bosch CM de Braga, embora também tenha os seus "defeitos internos", pois claro.

    Podem ver aqui alguns dos projectos da Bosch Global para painéis de bordo:

    https://www.youtube.com/watch?v=Lj_AJWpKBXs

    Breves imagens da Bosch de Braga(montagem automática e montagem manual) 2012:

    https://www.youtube.com/watch?v=W9sN2f-Tepo

    ResponderEliminar
  3. Caro João Gameiro,

    Efetivamente além da personalização que o condutor pode realizar, o próprio sistema adapta o brilho às condições de luminosidade. No entanto, a vantagem destes sistemas pode não residir apenas no pormenor da informação estar acessível ao condutor sem este ter de baixar os olhos/face para observar as informações que habitualmente apenas estariam disponíveis no tablier. No caso dos HUD usados por exemplo nos BMW série 5, a informação disponibilizada está aparentemente sobre a estrada e não sobre o tablier, o que faz com que além do anteriormente exposto, o olhos não têm de alternar a sua focagem entre algo que está extremamente próximo e algo que está afastado.

    http://www.eurowheelspr.com/wp-content/uploads/2011/05/bmw-new-full-colour-hud.jpg?2d90b2

    Aconselho vivamente. Este é o tipo de extra que aparentemente não faz falta alguma, mas depois de se ter um automóvel com ele, não se quer ter mais nenhum sem ele, :) !!!

    1 abraço,
    Carlos Costa

    ResponderEliminar