2014/06/17
Os incríveis armazéns da Amazon
Há um aspecto que me fascina sobre tudo aquilo que a sociedade actual considera ser perfeitamente banal, mas que só o é graças a uma máquina logística gigantesca que funciona continuamente nos bastidores. Refiro-me a coisas como poder ir a um hiper-mercado e ter lá todo o tipo de produtos, desde comida que chega no próprio dia a artigos que poderão ter saído das fábricas há semanas ou meses; e a serviços como a Amazon, que lidam com milhões de artigos e clientes.
A Wired teve a rara oportunidade de visitar um dos mega-armazéns da Amazon, e aquilo que se passa lá dentro é verdadeiramente impressionante. Com mais de 110 mil metros quadrados e 1500 funcionários, este mega-armazém da Amazon (apenas um de muitos) é controlado por um sistema de gestão completamente informatizado que maximiza a eficiência. Por exemplo, se pensavam que o mesmo produto seria armazenado de forma contígua, estão enganados - tudo é colocado em função do espaço disponível, pelo que o mesmo produto poderá ficar armazenado em diferentes locais do armazém; com o sistema previsivelmente a ter em conta esse posicionamento na sua gestão.
O que é certo é que são empresas e serviços que trabalham a uma escala "louca". Tendo tido a oportunidade de acompanhar de perto o crescimento de algumas empresas que começaram como projectos de duas pessoas e que chegaram ao ponto de "mesmo trabalhando 12h por dia a embalar produtos já não conseguimos processar todas as encomendas", talvez dê um valor diferente a estas "máquinas" que tornam os nossos sonhos realidade. Hoje clicámos num botão na internet, e no espaço de poucos dias temos algo a chegar-nos à porta - para não falar que nos EUA a Amazon tem também serviços de entrega no próprio dia nalgumas zonas.
Seria fascinante ver algo desse tipo a funcionar para algumas dezenas ou centenas de pessoas por dia; mas multiplique-se pela escala de uma Amazon... e tudo se torna verdadeiramente estonteante!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Viva,
ResponderEliminarSem querer fazer publicidade, neste ambito encauxa tambem algo q espero que inspire os inventores e empreendedores portugueses :)
Esqueci-me ca vai
Eliminarhttp://m.youtube.com/watch?v=6KRjuuEVEZs
costumam chamar-lhes http://www.salon.com/2014/03/16/amazons_near_sweatshops_and_awful_conditions_it_doesnt_have_to_be_this_way/
ResponderEliminarfunciona tudo bem enquanto o JIT tb funciona, mas basta haver um problema grave de transporte, falta de combustiveis, greves ou um pequeno colapso e vai tudo ao ar.
a nossa sociedade actual vive na tenue linha entre o funcionar bem e o descalabro total.
O automatismo é brutal, além disso o ERP que está por trás deve ser espectacular também.
ResponderEliminar