2014/06/13

Papilio Duo junta Arduino e FPGA numa só placa


Há um novo projecto no Kickstarter que será do agrado de todos os que passam a vida a mexericar com Arduinos e electrónica: o Papilio Duo junta um Arduino e uma FPGA numa só placa, tornando-se numa verdadeira proposta camaleónica ainda mais versátil do que cada um desses componentes seriam em separado.

O Arduino é um microprocessador que tem sido usado em todo o tipo de projectos - e com tanta diversidade que se torna impossível tentar enumerá-los. Mas este Papilio Duo vai mais longe, ao juntar-lhe uma FPGA na mesma placa.

Uma FPGA é um tipo especial de chip, que tem a particularidade de poder ser reprogramado para executar todo o tipo de funções. Basicamente podem considerá-lo como sendo um "chip em branco" que poderão usar para fazer todo o tipo de funções que desejarem (que dependendo da sua capacidade, poderá ser usada até para recriar CPUs completos). A sua grande vantagem é que depois de programada essa FPGA passa a executar essas funções a velocidades "do hardware" - e é por isso que muitas vezes vemos FPGAs a serem usadas para acelerarem processamentos específicos.

Mas, pode ser usada para coisas bastante mais básicas (ou mais complexas), como criar dezenas de portas série, ou dezenas de saídas PMW, ou até recriar placas VGA ou chips de som de máquinas clássicas da Atari ou Commodore - enfim... tudo aquilo que quiserem, e com a vantagem de tudo continuar a ser feito usando-se o ambiente de programação do Arduino.

Este projecto do Gadget Factory também tem um toque nacional, pois conta com o apoio do Alvaro Lopes, autor do ZPUino. Se estiverem interessados, os preços começam nos $88 (+$10 de portes) e as entregas estão prometidas já para Julho.


4 comentários:

  1. Ao adquirirem esta nova board através do KickStarter estão não só a receber algo fantástico, mas também a ajudar-nos a atingir alguns objectivos novos, bem como a compensar o trabalho árduo dos ultimos anos.

    Para verem o que podem fazer (e que é complicado fazer com Arduinos e rPI's) deixo-vos este exemplo:

    https://www.youtube.com/watch?v=Lmt0Lsy8oxg

    Este fim de semana, se tudo correr bem, terei mais uma demonstração para vos mostrar.

    Desde já agradeço a todos o apoio que tem sido manifestado, não só pessoalmente mas também no KS.

    Um abraço a todos,
    Alvie

    ResponderEliminar
  2. Além do layout tipo Arduino, vantagens em relação ao Mojo v3 ?
    A parte chata do Mojo é ter uma comunidade tão pequena de utilizadores, apesar da fama que teve no KickStarter.

    ResponderEliminar
  3. Além da SRAM (a Mojo creio que não tem), outra vantagem é a utilização independente do AVR (as comms com a FPGA são maioritariemnte usando o chip FTDI).
    E temos um sistema de design electronico com componentes mais alto nivel que não estão disponivies na Mojo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, só em módulo à parte (a SRAM).
      Mas também se pode dar uso ao AVR, se não estou em erro, pelo menos lembro-me vagamento de ver qq coisa sobre isso no fórum.
      Realmente o Mojo não foi grande aposta para me iniciar no FPGA :(
      Obg pelo esclarecimento.

      Eliminar