2014/06/12

Path vai apagar todas as mensagens com mais de 24h


Se usam o Path regularmente já deverão ter visto a mensagem de que todas as mensagens passarão a ter um tempo de vida de 24h; se apenas lá vão de vez em quando... poderão descobrir que as vossas mensagens já desapareceram sem deixar rasto.

A medida torna-se um pouco polémica pois não afecta apenas as novas mensagens que forem enviadas neste serviço, mas sim todas as que foram enviadas anteriormente. Isto faz com que os utilizadores mais intensivos que tivessem uma longa lista de mensagens, fotos e mensagens áudio, se tenham que apressar a arquivá-las antes que desapareçam para sempre (se acharem que merecem ser guardadas, claro).

Mais caricato é que o serviço tomou esta decisão sem ter dado ferramentas para que os seus utilizadores pudessem fazer isto de forma simplificada. As sugestões que eles deixam são a de copiar as imagens uma por uma, sendo que no Android nem sequer é possível gravar vídeos, e para as mensagens de texto a recomendação é fazer "copy-paste" das mensagens individuais ou "tirar screenshots" do ecrã!

Eles lá saberão o volume de mensagens que os seus utilizadores trocarão entre si, mas de qualquer forma penso que teria sido bem mais simpático que uma medida deste tipo tivesse sido acompanhada previamente pela disponibilização de uma ferramenta que permitisse aos utilizadores descarregarem um arquivo com todas as suas mensagens. Não teria sido difícil de implementar, e seria a atitude mais correcta.

Suspeito que no futuro começaremos a ver este tipo de situação de forma cada vez mais frequente, em que serviços gratuitos decidem mudar as regras como e quando bem entenderem, com os utilizadores a terem que se "desenrascar".

Se são utilizadores do Path, como é que encararam esta decisão?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)