2014/06/14

Robot usa mini-robot para avaliar condições do terreno


Os robots têm ficado cada vez mais complexos e versáteis, mas por vezes há situações em que nem todos os sensores que carregam são capazes de lhes dizer se o terreno é seguro para ser transposto. Uma equipa de investigadores recorreu a uma solução engenhosa... usar pequenos assistentes robóticos para testar o terreno.

Por muito avançado que seja um robot, por vezes basta algo tão simples como um monte de areia ou uma superfícies escorregadia para o imobilizar irremediavelmente. Equipas de investigadores querem evitar que o seu robot quadrúpede entre em terrenos escorregadios, e para isso recorrem à ajuda de um pequeno assistente robótico de pequenas dimensões, que pode avançar à frente do robot principal, servindo de cobaia para avaliar as condições do terreno.

O robot principal poderá comandar o pequeno robot e avaliar a sua reacção, detectando se o terreno apresenta perigo para a sua progressão - podendo também dar-se o caso do pequeno robot ficar completamente encravado e ser dado como perdido. Mas a ideia é precisamente essa, "sacrificar" um pequeno robot de baixo valor, evitando que o robot principal mais valioso se perca.

... Já que se tratam de investigações, eu acrescentaria uma pequena grua robótica que fosse capaz de resgatar o pequeno robot caso ele ficasse preso - afinal, mesmo entre robots seria bom ver um pouco de soliedariedade! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)