2014/06/04

WD apresenta primeiros discos rígidos com SATA Express


O barramento SATA parece estar com os dias contados, e são cada vez mais os fabricantes que vão apostando na ligação directa dos seus discos ao PCI Express. Agora é a WD que nos mostra o primeiro disco rígido com SATA Express.

Em 2011, o SATA-IO, grupo da indústria responsável por definir o futuro da interface SATA, anunciou que estava a desenvolver uma nova especificação que iria alterar de forma fundamental a tecnologia base da especificação SATA, ao integrá-la com a interface PCI Express, mais avançada. Em 2013, chegou o anúncio do SATA Express e agora a WD mostra-nos um protótipo do que serão os discos num futuro não muito distante.

Ao optar pelo PCI Express eliminam-se as limitações dum barramento que limita as transferências a 6Gbps (na sua versão actual mais comum), e com poupança de custos - ao mesmo tempo que possibilita a compatibilidade de ligações dos discos SATA: os discos com a interface actual poderão ser usados em computadores com ligações SATA Express.

Esta nova infraestrutura SATA Express permite aos utilizadores trabalharem com unidades SSD, SSHD e HDD num único interface comum. E esta demonstração do protótipo da WD tira partido dos drivers AHCI standard sendo compatível com todas as versões de sistemas operativos actuais (embora, por outro lado, já se tenha também o NVMe mais eficiente que o AHCI).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)