2014/07/31

1Password já dá uso às extensões do iOS8

Para além dos potenciais riscos de guardarem todas as vossas passwords num único serviço centralizado, a experiência de usar um destes programas num iPhone ou iPad deixava bastante a desejar. Felizmente, com o iOS 8 a Apple passa a permitir uma maior inter-operação entre apps, fazendo que as coisas se tornem bastante mais simples para os utilizadores, como demonstrado pelo 1Password que será lançado para o iOS 8.

Se noutras plataformas há muito que estava contemplada a hipótese de umas apps chamarem serviços de outras (até o velhinho WebOS já tinha isso contemplado - e bem), no iOS a Apple optou por manter as diferentes apps o mais isoladas possíveis umas das outras; ganhando em menores riscos de segurança, mas perdendo em flexibilidade quanto a interacção entre apps. Algo que se torna de importância crítica para apps de gestão de passwords, onde desejaríamos dar-lhes uso em qualquer outra app ou serviço que nos pedir dados de login.

Como "solução", algumas das apps de passwords oferecem um browser integrado, no qual podem inserir automaticamente esses dados; mas isso não resolve o caso em que desejem usar outro browser, ou uma app - tendo nesse caso que recorrer à pouco prática técnica de andar a saltitar entre apps e fazer copy-paste. Mas com o iOS8 esse problema fica finalmente resolvido.

Com o iOS8 as apps podem disponibilizar extensões que poderão ser chamadas de outras apps. Na prática, faz com que qualquer app possa facilmente adicionar a possibilidade de fazer login usando o 1Password sem ter que sair da app, e incluindo até o Touch ID para validar que realmente se trata do utilizador autorizado.

É uma excelente melhoria que vem facilitar o uso deste tipo de apps (e não só), e refira-se que o sistema de extensões permite que uma app suporte automaticamente todo e qualquer app que faça gestão de passwords, evitando que os developers tenham que adicionar manualmente o suporte para toda e cada app de gestão de passwords de forma individual.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)