2014/07/01
Amazon Fire TV gasta 80GB de dados por dia?
Parece que a pequena caixa da Amazon tem alguns segredos que se escondem por trás das suas funcionalidades e interface fluido que vai conquistando clientes: um consumo anormalmente excessivo de dados, que irá rapidamente demonstrar até que ponto os planos de dados ilimitados são, ou não realmente ilimitados.
Embora não esteja ainda determinada a causa e extensão do problema, há relatos de vários utilizadores de que as suas FireTV têm um consumo excessivo de dados, chegando ao ponto de gastar 80GB de dados num único dia - e elevando o consumo mensal de dados para além dos 800GB.
Neste caso, a situação foi um pouco mais problemática porque o tarifário em questão parecia ter um limite "aceitável" de 250GB... suficiente para uma utilização normal, mas não para esta gastadora Fire TV que rapidamente o ultrapassou em poucos dias.
Suspeita-se que este consumo excessivo seja devido ao pré-carregamento agressivo de séries e filmes que a caixa pensa que o utilizador irá querer ver, mas... penso que há limites para tudo, e 80GB de dados transferidos não podem ser considerados propriamente um "pre-caching" bem feito. Por outro lado há utilizadores que também se queixam de que ver 1h de vídeo na FireTV gasta cerca de 10 vezes mais tráfego que 1h de Netflix.
Sem dúvida, coisas que irão ser esclarecidas em breve... mas até lá, servirá para fazer repensar se os tais "limites" dos planos ilimitados, quer sejam de 250 ou 500GB ou até 1TB, serão realmente apropriados para os dias de hoje - e sem sequer considerarmos que em breve começaremos a ter streaming/downloads de conteúdos em 4K.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isto dos (i)limitados vai ter que dar muitas voltas Carlos !!! É que não esta na definido , por exemplo na NET fixa da ZON !!! O PUA pode ser aplicado por exceder 1tb como por exceder 5tb!!!
ResponderEliminarNinguém gasta 1 TB de dados num mês, e se o fizer tem que pensar numa conexão profissional.
EliminarEu tenho acesso Netflix e Amazon Prime (alemã) , vejo os meus filmes e séries em HD (720p e 1080p), vejo TV à noite por streaming (e fim de semana "chuvoso" também algo durante o dia) e nunca na vida atinjo uma terça parte desse valor.
Mesmo que tenham uma PS4 e descarreguem um par de jogos ao mês, fica muito longe desse valor.
Quem usa de momento mais de 500 GB/mês tem que pensar seriamente no que faz (pirataria Coff Coff) e contratar uma linha empresarial. Quando o 4k por streaming estiver massificado com DTS HD aí sim a conversa é outra (mas com o h265 possivelmente volta a não ser tema).
PS: os serviços de Netflix e Amazon são feitos para em Full HD não maximizarem uma conexão de 8 MBit.
Eliminar8 MBit SEMPRE a 100% são 3.6 GB/h. Se estiveres 20h são 72 GB (nem sequer 80 GB)
Conclusão: definitivamente conversa.
Ver videos no youtube é pirataria?
EliminarVer a "tv" por streaming ( rtp, sic, tvi, etc ) é pirataria?
Spotify é pirataria?
é que eu sem sacar, jogos, etc... Por mes gasto a volta de 300/400 gigas!!!
E quando saco jogos, filmes, etc.... ai tenho meses que vou para os 700/800 gigas!!!!
E nao tenho o Fire Tv :) !!!!
Os PUA vão acabar daqui a menos de 90 dias mas não pensem que a consequência são tarifário ilimitados, são tarifários com limite bem definido.
EliminarAndré, com todo o respeito (sempre lol) mas essa justificação de streaming de te e youtube/áudio e superar 400 gigas no mês...não cola nem com adesivo ;-)
EliminarComo te digo: presumindo que estás com o youtube / vídeo streaming a 4 mbit (quem te dera ver os canais tugas a essa velocidade/qualidade lolol) online, perfaz 2Gb/h. Se estivesses 5h/dia SEMPRE a debitar 4 mbit = 30 x 10 Gb/dia = 300 Gb/mês. Atenção que estou a falar de streaming continuo FULL HD youtube 5h/dia TODOS os dias!!!
Portanto: 100 Gb (2 jogos PS4) + 300 Gb de streaming vídeo youtube ainda só vamos em 400... Menino, nem que tenhas 3 pessoas em casa a fazer o mesmo (irreal) nunca atinges 1 TB. Desculpa mas só com pirataria.
Para o Polidinho, todo e qualquer português com ligação à internet, é automaticamente um pirata.
EliminarPara o "anônimo": claro, foi exactamente isso que eu disse. Aliás, há coisas que não é preciso dizer, basta fazer contas e ser realista.
EliminarSe tens uma PME, café, alojas um site de internet estilo o AADM com muito tráfego, etc, aí atinges o limite com (relativa) facilidade. Mas claro, como o português típico tem 2 TVs 4K, acesso Netflix 4k e faz streaming continuo várias horas por dia, para além de fazer reset à PS4 mensalmente e ter que descarregar novamente os jogos todos...faz todo o sentido que o limite de 500 ou mais Gb seja levantado.
Este comentário foi removido pelo autor.
EliminarEu tenho uma ligação fixa e um hotspot 4G e, nos dois juntos, deve rondar os 1,5TB/mês .... sempre a bombar!!
EliminarNão vejo como é possível gastar 80 GB por dia, a não ser num fim de semana MUITO chuvoso senão veja-se: um filme de 3h em Blu-ray usa uns 35 MBit/s e usa uns 50 GB com extras. Os vídeos streaming não chegam sequer a metade desse valor senão não havia conexão (velocidade) que aguentasse isso sistematicamente. Ou seja, se tivermos o dia todo poderemos gastar 80 GB mas isso é um dia específico.
ResponderEliminarTretas.
Ainda não passaram 90 dias, vais ver que nesse dia passa a dizer outra coisa, não esperes que fique ilimitado.
ResponderEliminarDo prazo dado pela ANACOM
ResponderEliminarQual o stress de consumir mais de 1,2,3,4,5 TB/mês?
ResponderEliminarEntão afinal para que é que se quer uma net com boa velocidade? Para ir ao Facebook e instalar apps no telemóvel em 3 segundos?
Eu cá acho que se uma pessoa paga para ter 200Mb com tráfego ilimitado, é para ter 200Mb com tráfego ilimitado e ponto final.
Eu cá costumos rondar os 1,5-1,7TB/mês e sem problemas .....