2014/07/07

Chromebooks prestes a receberem portas USB reversíveis?


Há alguns meses falámos das novas fichas USB Type-C, que irão finalmente acabar com as frustrações de se acertar com o lado correcto da ficha, graças a uma ficha que será reversível - e portanto, poderá ser encaixada de qualquer lado. Agora, surgem as primeiras indicações de que os Chromebooks podem estar prestes a receber estas novas fichas.

Mais uma vez, as suspeitas surgem de alterações ao código do Chromium, que serve de base ao Chrome e ao Chrome OS, e que mencionam a forma de controlo destas novas portas USB Tipo-C. No entanto, nada disto garante que esteja para breve um Chromebook com estas portas. Pode simplesmente ser o caso dos developers estarem a preparar o software para que, quando isso vier a acontecer, os fabricantes possam usar o Chrome OS sem preocupações.

Afinal, adoptar um novo sistema de fichas é sempre aquela coisa algo problemática... não faz sentido ter um computador com essas fichas se não houver periféricos para tirar partido delas; e não faz sentido haver periféricos se não houver uma quantidade mínima de dispositivos com essa porta no mercado.

Por mim a solução era simples... adoptar esta ficha já num dos próximos dispositivos "Nexus" e num Chromebook de referência (sucessor do Pixel), e ver se o resto do mercado seguia. Principalmente no caso de um smartphone, que tem que ser recarregado frequentemente, evitar as constantes "tentativa e erro" seria muito agradável (para não falar de que o o standard prevê que o USB Type-C possa evoluir para potências até 100W e velocidades até 10Gbps.)

2 comentários:

  1. Esses chromebooks já eram mais que bem vindo ao nosso país de forma oficial

    ResponderEliminar
  2. O meu PC Samsung NP350V5C - AO2PT ao iniciar, após uma actualização, abriu a BIOS em vez do Windows 7. Já tentei fechar a BIOS pela tecla F10 e ESC. Fecha mas aparece sempre a página da BIOS. Não fecha por nada. Algum bom samaritano me dá uma dica? Fico agradecido.

    ResponderEliminar