2014/07/26

Como funcionam os endereços na internet?


A maioria das pessoas nem sequer quer saber como é que uma página web aparece no seu browser depois de escrever o seu endereço; da mesma forma que poucos estão interessados em saber como é que o motor do seu carro trabalha depois de carregarem no botão de ignição. Mas se são daquelas pessoas que gosta de saber o que se passa nos bastidores... temos o próprio criador da internet a explicar-nos como tudo funciona.

Vint Cerf é considerado um dos pais da Internet, e no seguinte vídeo, explica-nos de forma simplificada e divertida os principais componentes responsáveis por fazer com que a internet funcione. Ou seja, como é que ao se escrever um nome como "google.com", o computador sabe onde se dirigir para ir buscar o conteúdo pretendido.

Na verdade o DNS acaba por funcionar um pouco como as velhas "páginas amarelas"; mantendo um registo de que endereços IP correspondem a cada nome, e permitindo a ligação entre os clientes (utilizadores) e o servidores (sites ou outros serviços). Mas nada como verem isto no vídeo produzido pelo Google e que conta com a ajuda deste grande senhor a quem devemos muito daquilo que hoje damos por "adquirido".


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)