2014/07/30

Emberlight - socket inteligente para lâmpadas "burras"


O desejo de controlarmos a iluminação de nossa casa automaticamente é um dos mais frequentes, e não faltam opções no mercado para o fazermos - recorrendo a sistemas como o Philips Hue . Mas para muitas pessoas, a ideia de comprar lâmpadas inteligentes dispendiosas que depois terão que deitar fora é um desperdício... e por isso uma solução como este socket inteligente Emberlight poderá torna-se mais atractivo.

Em vez de nos apresentar uma nova linha de lâmpadas inteligentes, o Emeberlight é um socket inteligente que permite adicionar inteligência a qualquer lâmpada que seja "dimmable" (como as velhinhas incandescentes, ou as mais modernas CFL e LED que sejam compatíveis com os dimmers tradicionais).

Embora estes sistemas sejam sempre de integração algo complicada, e não haja semana em que se veja algo idêntico a surgir no mercado, este Emberlight tem a vantagem de utilizar apenas tecnologias standard: a comunicação é feita via WiFi com um socket principal, com os comandos a serem reenviados via bluetooth para os outros sockets. Isto permite que o comando de todas as lâmpadas possa ser feito usando um smartphone ou tablet sem necessidade de gateways adicionais, e também tirar partido do bluetooth para detectar a proximidade dos utilizadores (acendendo e apagando as luzes, se assim o desejarem.)

Neste momento o Emberlight já superou o seu objectivo no Kickstarter, e se tudo correr como planeado (o que infelizmente é raro) promete entregar estas tomadas em Fevereiro de 2015. Se estiverem interessados, cada tomada começa nos $49 dólares (+$15 de portes, o que dá cerca de 40 euros no total).

1 comentário:

  1. ... não fosse as quotas a depois pagar na Alfândega , compraca umas qts... :-(

    Não haverá por cá (ou na EU) algo similar a venda ?

    ResponderEliminar