2014/07/31

Google desprende Hangouts do Google+ para contas Google Apps


Depois de tanto tempo a incentivar (obrigar) os utilizadores a usarem o Google+, não deixará de parecer estranho a velocidade com que o Google tem retrocedido, parecendo fazer do Google+ um produto cada vez menos relevante. Agora, nem os Hangouts para contas Google Apps necessitarão de ter obrigatoriamente Google+.

Eu nada tenho contra o Google+. A única coisa que sempre critiquei foi a imposição do Google em que os seus utilizadores fossem praticamente obrigados a usá-lo, quer quisessem quer não. Também sempre disse que os Hangouts se arriscavam a ser um potente serviço que estava a ser subestimado e que se arriscaria a assumir uma nova dimensão no futuro. Agora, também o Google parece chegar a essa mesma conclusão, e como forma de incentivar o uso dos Hangouts nas empresas, deixa de tornar obrigatório ter uma conta Google+.

A mim parece-me fazer todo o sentido (tal como deveria ter sido desde sempre), uma vez que existirão inúmeras situações de quem pretenda fazer video-chamadas sem ter que se preocupar com os aspectos "sociais" de ter uma conta Google+.

O que é certo é que mesmo com a possibilidade de fazer video chamadas a existir há "décadas", isso foi algo que nunca se fez sentir na sociedade nem na maioria das empresas. Com os Hangouts, vejo cada vez mais pessoas a usarem frequentemente as videochamadas como forma de comunicarem "frente a frente" independentemente da distância física que os separa. E esta medida de os desprender do Google+ só vem reforçar essa ideia, facilitando o seu uso sem que isso venha associado à imposição do G+.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)