2014/07/07
Google tem funcionários "desligados" do mundo real
Que o Google tem muita gente inteligente nas suas fileiras, disso ninguém tem dúvidas; mas isso pode ser também causa para algum desfasamento entre o que se passa lá dentro e o mundo real, e quem o diz fá-lo com conhecimento de causa... pois também trabalha para o Google.
Avery Pennarun é um engenheiro que actualmente trabalha no Google Fiber, que leva internet a 1Gbit a casa das pessoas, e que partilha connosco a caricata situação de que ter pessoas demasiado inteligentes a trabalhar em grupo pode dar origem a alguma desconexão com o mundo real.
Com empregados inteligentes (e com excesso de confiança), as suas prioridades começam a não ser se os utilizadores irão gostar ou não de alguma mudança, mas sim se isso irá ser benéfico para o Google e se o projecto irá ser aprovado ou não. Muitas vezes isso leva a uma espiral de distanciamento cada vez maior do mundo real, levando a que muitas alterações e coisas que sejam feitas deixem os utilizadores finais perplexos, ao ponto de nem conseguirem imaginar em que é que as pessoas que implementaram tal coisa estariam a pensar.
Um caso que não me canso de frisar, e que me deixa literalmente "histérico" é a própria app do Gmail para Android, onde podem seleccionar a opção de fazer um swipe de um email para o eliminar... mas se de seguida activarem a opção para verem os botões de apagar e arquivar simultaneamente, a opção que anteriormente de swipe para eliminar passa incompreensivelmente a um swipe para arquivar! Só mesmo um grupo de génios para achar que é boa ideia mudarem o que uma opção faz em função de outras opções.
Fico feliz por ver um funcionário do Google a reconhecer que faz falta alguém que sirva como a "consciência do mundo real" no meio destas pessoas. Alguém que consiga reconhecer quando algo de novo e diferente será benéfico (mesmo que necessitando de algum período de habituação), ou quando é indiscutivelmente "estapafúrdio" para qualquer pessoa no mundo real, por muito que um grupo de génios tente justificar que não o é.
Veremos, consoante o Google decidir por:
1) despedir o funcionário que fez estas críticas;
2) abrir novas vagas para "pessoas do contra" com os pés bem assentes na realidade
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Isso é típico. Em coisas que geralmente utilizamos o utilizador comum coloca em causa várias decisões de implementação de um dado software. O problema é quando as empresas não tomam a opinião pública com a importância suficiente e deixam o PM tomar a decisão que bem entender.
ResponderEliminar