2014/07/19

Grafeno - o material milagroso para o futuro


Os cientistas por vezes lá vão descobrindo autênticos materiais milagrosos que nos fazem sonhar com as possibilidades. Um dos que mais tem dado que falar nos últimos anos é o grafeno (graphene). Mas afinal... o que é este material e porque motivo tem sido tão procurado?

Basicamente, o grafeno consiste numa película feita de átomos de carbono puro, com apenas 1 átomo de espessura. Isto resulta num material ultra-fino mas que tem resistência 100 vezes superior à do aço, e capaz de conduzir calor e electricidade com elevada eficiência. Para além disso, devido à sua espessura ínfima, tem propriedades "estranhas" ao reagir com a luz e outros materiais, o que faz com que as suas aplicações e potencialidades continuem a ser exploradas.

Parece ter todas as características para revolucionar muitas áreas da tecnologia... só falta vê-lo começar a ser usado em larga escala em produtos comerciais.

4 comentários:

  1. Não acham estranho o surgimento de tantos materiais novos que prometem tudo e mais alguma coisa, mas que ao fim de uns anos já cairam no esquecimento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São coisas que demoram tempo... Não te esqueças que hoje em dia usas "corriqueiramente" muitos materiais que em tempos foram tão "milagrosos" como estes, e que as pessoas pensavam igualmente que nunca chegariam a tal ponto - como aconteceu com o alumínio, que no início era mais caro que o ouro! :)

      Eliminar
    2. A ignorância leva ao disparate. Há matérias primas que não cingram devido ao seu custo. O caso do grafeno, é impossível, atualmente, passar para um escala de produção como o ferro. 1kg de grafeno custa milhares de dólares.

      Eliminar
    3. Apenas me refiro àquelas que dizem logo à partida, "mais eficiente e mais barato que os produtos usados actualmente". Não me refiro a esta em particular, pois sei que é bastante recente.

      Então no sector das baterias, ouvem-se as ideias iniciais, falam de protótipos, mas depois nunca mais se ouve nada...

      Eliminar