2014/07/25

Hackers mostram como abusar da potência gratuita da cloud para fazer dinheiro


Muitos de vocês já terão olhado para todas as ofertas que existem actualmente, por exemplo de espaço para ficheiros nas "clouds", e imaginado agregar tudo de modo a terem um espaço virtualmente ilimitado. Agora, alguns hackers demonstraram isso mesmo, aproveitando-se do poder de processamento que também pode ser aproveitado de forma gratuita.

Tal como serviços como o Google, Dropbox e MEO Cloud nos disponibilizam espaço gratuito; outros disponibilizam poder de processamento. Poder de processamento que pode ser sempre posto em uso para coisas como a criação de moedas digitais como BitCoins, LiteCoins, etc. Muitos hackers tentam conseguir essa potência de processamento infectando milhares de computadores de utilizadores insuspeitos com malware; mas desta vez um grupo de hackers decidiu fazer a coisa sem infectar ninguém.

As suas "vítima" foram os serviços que disponibilizam processamento gratuito na cloud. Embora essas ofertas gratuitas tenham limitações, eles contornaram isso criando ferramentas automatizadas que lhes permitiram criar milhares e milhares de contas falsas, criando a sua própria "botnet virtual". Uma botnet que, com pouco trabalho, já seria capaz de fazer render mais de $1700 dólares por semana (e nada os impediria de continuar a adicionar contas falsas gratuitas, aumentando o seu lucro.

Os hackers não deixaram a sua botnet a ganhar dinheiro fácil à custa destes serviços, mas deixaram algumas máquinas de teste activas, para ver se os serviços detectariam o abuso dos sistemas e as cancelariam. E após algumas semanas, nenhuma delas tinha sido ainda cancelada.

... Espero bem que com esta revelação, também estes serviços fiquem mais atentos a este tipo de abuso, senão... já estou a imaginar a corrida a ferramentas automatizadas de criação de botnets na cloud!

1 comentário: