2014/07/19

Investigadores criam um "Holodeck" com os Oculus Rift


Os fãs da realidade virtual sonham com o dia em que algo como o Holodeck do Star Trek se torne realidade. E na verdade há quem esteja a trabalhar nesse sentido, embora de forma ainda bastante mais modesta, recorrendo a produtos como os Oculus Rift.


Investigadores do Instituto Max Planck na Alemanha criaram um "Holodeck" que consiste numa sala vazia onde uma pessoa equipada com uns Oculus Rift pode entrar num mundo virtual. Tradicionalmente, os Oculus Rift permitem apenas olharmos em volta para vermos o que nos rodeia, mas aqui o sistema recorre a câmaras externas para registar com precisão a posição e orientação da pessoa, e transmitir as imagens adequadas.

Para evitar o problema de alguém caminhar de encontro a uma parede, os investigadores usam técnicas curiosas, movimentando a imagem virtual de modo diferente da realidade (um passo no espaço real poderá ser transposto para dois no mundo virtual); assim como as rotações - ao apresentar-vos uma rotação ligeiramente diferente da real, o utilizador pode ser "guiado" de forma a manter-se sempre dentro da área pretendida, mesmo pensando que no mundo virtual andou para zonas bem diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)