2014/07/13

Jaguar mostra pára-brisas com ecrã virtual


Muitos condutores já darão uso diário a HUDs nos seus automóveis, com informação a ser projectada no pára-brisas. Mas, essa informação limita-se a uma pequena área do nosso campo visual, longe daquilo que se pode ver em filmes, e que muitos gostariam de ter. A Jaguar mostra-nos como poderia funcionar um sistema que fosse capaz de projectar informação em todo o pára-brisas.

A ideia é poder usar a totalidade do pára-brisas para projectar informação em realidade aumentada, permitindo mostrar coisas como linhas de trajectória, tempos por volta, informação sobre os restantes veículos em prova; ou, quando transposto para as vias públicas, rota de navegação a seguir, alertas de perigo na estrada, etc.

Para que um sistema deste tipo funcione, seria também necessário estar continuamente a monitorizar os olhos do condutor, de modo a fazer com que a projecção fosse feita na perspectiva correcta; mas imagino que eles não se tenham esquecido desse detalhe.

... Para as gerações que tiverem crescido a jogar jogos de automóveis nos computadores e consolas, arriscam-se a ver nos seus futuros carros todo o tipo de informação que já estavam habituados a ver nos ecrãs. (Isto, se entretanto não se tornar "obsoleto" conduzir o automóvel, chegando ao ponto de nem se ter volante. :)

3 comentários:

  1. E tem mão de Engenheiro Português nisso, Eduardo Dias, formado na Universidade de Aveiro em Engenharia electrónica e telecomunicações, está a trabalhar na Jaguar e Rover como Research Engineer.
    O piloto do carro vermelho era o Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que o convidar para dar cá um salto ao AadM para nos falar um pouco dos seus projectos (dos que puder falar, claro :)

      Eliminar