2014/07/11

Microsoft já vai alertando para o fim do suporte do Windows 7


"Se não os consegues convencer a mudar... força-os!" - parece ser este o mote da Microsoft para fazer com que os utilizadores adoptem o Windows 8, e pouco tempo após o mediático fim de vida do Windows XP, chega-nos agora o alerta de que o Windows 7 vai seguir pelo mesmo caminho.

Por agora ainda não haverá grandes motivos para alarme: o Windows 7, assim como vários outros produtos (Windows Server 2008, Office 2010 SP1, etc.) passam da fase de suporte "comum" para a fase de suporte extendido, em que não receberão melhoramentos mas continuarão a receber actualizações de securança e correcções de vulnerabilidades críticas. De qualquer forma, e mesmo sendo algo inevitável (seria impraticável dar suporte eternamente a produtos completamente obsoletos), não deixa de soar como uma "ameça" para que as empresas comecem a preparar-se para a inevitabilidade de terem que adoptar um sistema operativo mais recente, pois 5 anos passam num instante.

Previsivelmente, imagino que o próximo Windows "Threshold", venha a ser aquilo que o Windows 8 deveria ter sido, e tranquilize os utilizadores que ficaram amedrontados com o interface que lhes foi imposto no Windows 8, permitindo-lhes continuar a trabalhar com o Windows de aspecto clássico tal como sempre fizeram. No entanto, se isto resolverá o problema pela vertente da percepção social do público, ainda estou curioso para ver se o mercado empresarial estará disposto a optar pelo Windows 8 (isto, com base nas "queixas" que ouço de pessoas que têm que gerir parques informáticos.)

Bem... venha de lá o Threshold, e que ajude a tornar tudo isto numa "não-polémica". Afinal, será bem mais fácil incentivar a mudança de sistema operativo para um mais recente por iniciativa própria dos utilizadores, que queiram algo que consideram melhor; do que fazê-lo usando tácticas de pressão, que façam disso uma obrigação, quer queiram quer não.

3 comentários:

  1. A microsoft usa , abusa e dispõe da sua situação de vantagem no mercado de sistemas operativos, que ainda é a único mercado que domina no mundo informático. Seria bonito que os outros SOs, Linux e MacOS... lhes dessem luta, o problema é que realmente ninguém lhes dá verdadeira concorrência.

    ResponderEliminar
  2. Parece e' que a nivel de suporte a MS continua a suportar mt mais tempo que os seus concorrentes mesmo assim.. a apple deu suporte durante tanto tempo?..quando saiu o win xp e quando acabou o suporte? Basta conferir isso.. O windows 7 saiu a quanto tempo? e ainda n deram data de fim de suporte.. Just saying...

    ResponderEliminar
  3. Muito bom para a merda de um suposto Sistema Operativo cuja ultima funcionalidade é apresentar no explorador a mensagem: A pasta está vazia! F5-Continua vazia? Vou a outra e volto à mesma: Afinal não está vazia! É preciso ter um nível de incompetência astronómicamente superior a um António José Seguro...

    ResponderEliminar