2014/07/15

Microsoft prepara portáteis económicos para fazer frente aos Chromebooks


A Microsoft parece finalmente reconhecer que os Chromebooks são uma ameaça, com o seu baixo custo a compensar as suas potenciais deficiências face a um portátil normal (não esquecendo que também tem as suas vantagens), e prepara agora uma ofensiva com portáteis Windows a preços reduzidos.


Já existem alguns portáteis Windows na barreira dos $249, mas a Microsoft diz-nos que em breve chegará um novo HP que ficará abaixo dos $200. Um valor que por enquanto não é acompanhado por características de hardware que permitam antever que tal se comportará a correr o Windows; mas esperemos que sejam suficientes para evitar uma utilização "desesperante". Mesmo a maioria dos Chromebooks não sendo máquinas de elevada potência, sempre são suficientes para ir fazendo com que o Chrome OS se mexa relativamente bem (e muitas vezes conseguem-nos com CPUs ARM ou Atoms "fraquinhos"); parece-me que em condições idênticas, o Windows ficará sempre em desvantagem.

Mas, a MS também não se esquece de referir aquilo que considera vantagens num portátil Windows face a um Chromebook, como: correr programas nativos; correr o Office; funcionar bem em modo offline; imensa diversidade de periféricos e drivers disponíveis; impressão directamente para uma impressora. Coisas que caberá a cada um decidir se se justificam face a um Chromebook, onde basta fazerem login para ficarem com o "vosso" Chromebook tal como o tinham.

Para além destes portáteis de baixo custo, está também prometida a chegada de tablets Windows a preços abaixo de $99. A preços destes, vai começar a aquecer a concorrência no segmento económico... e nós agradecemos!

1 comentário:

  1. O problema destes computadores é que quando forem cá lançados terão um preço muito superior ao que vemos nessa imagem

    ResponderEliminar