2014/07/24

Nova RRAM permitirá 1TB de memória não volátil nos smartphones


De tempos a tempos lá vamos ouvindo falar de empresas que prometem produtos revolucionários que parecem fazer com que o "futuro" chegue mais cedo. Substituir as tradicionais memórias RAM e Flash por um novo tipo de memória que combine as vantagens de ambas sem nenhuma desvantagem merece certamente ser enquadrado nessa categoria, e agora parece estar mais próxima de se torna realidade.

Esta RRAM (Resistive RAM) é algo que já por cá tínhamos falado no ano passado, e o que é certo é que um ano depois, continuamos a não ver nada diferente no mercado. Mas isso pode estar prestes a mudar.

A RRAM permite criar chips de memória com uma densidade bastante superior aos actuais - o que permitiria facilmente colocar um 1TB de memória num qualquer smartphone - e tem a vantagem adicional de também manter os dados mesmo sem energia, dispensando a necessidade de memórias Flash com o seus ciclos de escrita limitados (e velocidades lentas).

O assunto volta a ser notícia porque os investigadores que estão a desenvolver esta tecnologia (e na qual trabalham há cerca de 5 anos), fizeram um novo avanço que vem simplificar grandemente o seu processo de fabricação em larga escala, e que também reduz a elevada voltagem que era necessária para a gravação de dados para valores inferiores a 2V, mais adequados para a utilização nos produtos electrónicos existentes.

Graças a estas novidades, parece que os fabricantes já estão mais receptivos a investir e produzir chips com esta tecnologia - e esperemos que daqui por 1 ou 2 anos já possamos olhar para os nossos equipamentos mobile e falar em terabytes em vez de gigabytes.

3 comentários:

  1. O grande problema é o paradigma da capacidade: 16, 32 GB enchem se com facilidade e é fácil pagarmos 100 euros pelo nível acima (com um preço real de 10 euros ...) MAS tivermos 1 TB não precisamos de 2 TB com facilidade, e já não entram 90 euros de lucro fácil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso será mais problema para a Apple que para outros fabricantes que costumam lançar equipamentos só com uma capacidade de memória.

      Eliminar
    2. Houve uma vez um responsável da IBM que afirmou que nunca iríamos precisar mais do que 64Kb. Hoje é o que se vê... É com gravação video 4K rapidamente iremos olhar para um 1Tb como hoje olhamos para 16 Gb.

      Abraços

      Eliminar