2014/07/08

Pode o Google Maps arruinar um negócio?


Vivemos tão acomodados com a informação facilmente disponível na Internet, que por vezes nem nos lembramos que essa mesma informação pode ser também facilmente manipulada para produzir o efeito contrário ao que seria pretendido. E é mesmo isso que argumenta o dono de um restaurante que diz ter ido à falência devido ao Google Maps.

Rene Bertagna era o dono de um restaurante de bastante sucesso nos EUA, especializado em servir carnes "incomuns" (como leão - que aparentemente é legal; e urso, que entretanto passou a ser proibida). Só que a certa altura, o seu restaurante, que funcionava apenas por reservas, teve uma redução abismal no número de clientes - precisamente na altura em que deveria estar a entrar na época alta. Mais tarde veio a descobrir que "alguém" teria colocado o seu restaurante no Google, mas dado a indicação de que o mesmo estaria encerrado aos fins-de-semana: precisamente os dias de maior movimento e procura.

Será discutível se terá sido de facto a informação presente no Google Maps que terá levado este negócio à falência, bastando olhar para todos os casos de sucesso que continuam a sobreviver mesmo sem qualquer informação no Google Maps; mas não deixará de ser um caso a ter em conta, pois realmente torna-se numa arma que pode ser facilmente utilizada para manipular resultados (e que o tem sido, em muitos outros casos).

Como em todas as origens de informação "crowdsourced", embora se queira pensar que quem disponibiliza a informação o está a fazer de forma honesta e isenta, há que relembrar que poderá haver alguém com outras intenções: quer seja alguém com um negócio concorrente, ou alguém que simplesmente não simpatize com o dono de um bar/restaurante/café/etc. À medida que as novas gerações começam a dar cada vez maior valor ao que o Google lhes diz sobre os locais a visitar, este tipo de manipulação pode fazer com que esses locais passem despercebidos "injustamente".

Fica a chamada de atenção para que, quem tiver negócios deste tipo esteja atento à sua presença na web e garanta que os dados estão realmente correctos (agora até é mais simples fazerem-no, com o Google My Business); e para todos os que pesquisam por eles, não se esquecerem que por vezes mais vale um simples telefonema a confirmar algo do que acreditar no que aparece num resultado de uma pesquisa na web.

4 comentários:

  1. Cá por mim foi a WWL (aquela do panda) que lixou o negócio ao gajo. Carne de leão! Ainda se fosse túbaros!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho pena nenhuma. Carnes exóticas???
    É por estas e por outras que várias espécies estão a atingir números populacionais vertiginosamente baixos.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9/7/14 23:40

    Por estas e por outras é que eu acho que os negócios deviam prestar atenção à sua presença web!

    ResponderEliminar
  4. Posso dizer que isto já me aconteceu. Não liguei para um restaurante pois no horario do google maps dizia que estava fechado. A minha namorada achou estranho e acabou por ligar ela mais tarde e estavam de facto abertos!

    ResponderEliminar