2014/07/27

Walkie-talkies com cobertura ibérica via balão


Há cada vez mais portugueses dispostos a levar as suas ideias a novas alturas. Depois dos vários lançamentos do Spacebits, foi agora a vez de alunos e ex-alunos do Técnico se juntarem para criarem uma rede de walkie-talkies à escala ibérica com um balão.

O projecto Balua fez subir até aos 36Km de altura um balão que transportava um pequeno repetidor que permitiu expandir de forma dramática o raio de alcance dos "walkie-talkies", permitindo conversações com pessoas a milhares de quilómetros de distância - e demonstrando uma forma relativamente económica de rapidamente se poder criar uma rede de comunicação abrangente mesmo em caso de um qualquer cataclismo que impossibilite os sistemas de comunicação terrestres.

A ideia de usar balões como "satélites" de baixo custo não é nova, e certamente lembrar-se-ão do Project Loon do Google. A grande dificuldade deste sistema está em manter uma rede de comunicação estável por um grande período de tempo, já que estes balões ficam sujeitos aos ventos estratosféricos - uma área em que o Google tem feito grandes avanços, com sistemas de previsão e navegação (fazendo subir e descer o balão de modo a que apanhe as correntes pretendidas).

Quem sabe... talvez as nossos brilhantes mentes nacionais se consigam adiantar ao Google e criar uma mini-rede ibérica de comunicações por balão! :)


1 comentário: