2014/08/18

Android vai ter reconhecimento de voz multilíngua


A questão das línguas é algo que quase sempre é mais complicado do que se imagina. E felizmente o Google parece estar consciente de que muitas vezes pode haver a necessidade (ou desejo) de se usarem múltiplas línguas simultaneamente.

A pesquisa por voz no Android está prestes a receber uma actualização que permitirá seleccionar até cinco línguas simultaneamente. Quer isto dizer que deixará de ser necessário andarem continuamente a mudar as definições da língua a reconhecer quando quiserem alternar entre pesquisas feitas em inglês, francês, alemão, e/ou qualquer outra língua que seja suportada pelo Google. A única limitação é que para que continuem a poder usufruir do "Ok Google", terão que manter o inglês como língua principal pré-seleccionada.

Actualização: já é oficial.

É uma melhoria que me parece essencial para que os recentes smartphones com Android Gear (ou outros que permitam fazer as pesquisas por voz no Google) se venham a tornar mais úteis, pois seria inconcebível que para alternarem entre uma ou outra língua tivessem que pegar no smartphone para mudar essas definições, em vez de simplesmente "falarem".

... Agora só me resta esperar que o Google não se esqueça que este mesmo problema existe também na "escrita", e que já era tempo de que também o seu teclado Android permitisse seleccionar múltiplos dicionários de diferentes línguas simultaneamente (e já nem pedia cinco, bastavam-me duas, ou três no máximo!)

2 comentários:

  1. Existe alguma aplicação para android de conversão para texto do nosso discurso oral (voice to text recognition) em Português com a qualidade que existe para ios com o Dragon dictation. É que nem para PC existe, uma vez que quer a Dragon, quer o Windows 7 não suportam o Português.
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existe alguma aplicação para Android conversão para texto do nosso discurso oral voz para texto conhecimento em português com cuidado que existe para you S com Dragon Dictation é que nem para PC existe uma vez que é Dragon quero Windows sete não suportam português(via Swype)

      Eliminar