2014/08/15
Apple prepara versão "de luxo" do iPhone com ecrã safira para o final do ano?
Mesmo parecendo que já tudo tinha ficado dito sobre o vidro dos novos iPhones, continuam os rumores de que a Apple estará a preparar um iPhone com ecrã protegido pelo resistente vidro safira.
Existem mil e um motivos contra a opção do vidro Safira para um ecrã face a materiais que combinam muitas das suas propriedades aliadas à também importante flexibilidade - mas a Apple parece estar disposta a tirar partido daquela em que mais investiu, a redução do seu preço, para lançar uma variante de luxo do iPhone com vidro safira.
Existem algumas marcas de smartphones de luxo que já utilizaram vidro safira para os seus ecrãs, mas tratam-se de modelos que o comum dos mortais nem sequer conhecerá: como o Vertu Ti, que custa a módica quantia de 11 mil dólares. E o factor preço é sem dúvida aquele que mais pesa em quem considerar utilizar vidro safira, já que este é extremamente dispendioso de produzir.
Só que a Apple fez um enorme investimento na produção de vidro safira, e quando a sua fábrica estiver a funcionar "a todo o gás", terá capacidade para produzir o dobro da produção actual de todos os 100 fabricantes existentes, combinados. E é graças a essa capacidade, aliada ao uso de nova maquinaria que permite criar "blocos" de safira de maiores dimensões, que a Apple conseguirá produzir este tipo de vidro a valores muito mais competitivos que qualquer outro fabricante.
É também devido a este enorme volume que os analistas dizem que esta produção não se destinará apenas aos ecrãs do futuros iWatch, mas que se expandirá também a novos iPhones - e eu arriscaria dizer também iPads, e até - quem sabe - MacBooks e iMacs (especialmente se vierem a contar com touchscreens). Assim a Apple passaria a ser associada a este tipo de vidro de alta-qualidade em toda a sua gama, diferenciando-se dos seus concorrentes.
... Claro que, se for esse o caso, depois não irão faltar testes a demonstrar que afinal o vidro safira também risca e parte - nem que para isso se tiverem que usar diamantes! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O Gorilla Glass custa $3 e o Safira $19 e parece que não há safira suficiente.
ResponderEliminarÉ uma diferença significativa que se há-de reflectir no preço. Mesmo aproveitando para ganhar mais uns "pós" com a diferença, isso não torna o com safira "de luxo".
Há-de ficar bem abaixo dos 11000 dólares do Vertu Ti :)
P.S. Depois de muitos Swatch com o vidro riscado, o último relógio que comprei, já lá vão uns anos, foi um Tissot com vidro Safira. Nota-se bem a diferença. Mas os últimos Gorila Glass não são vidros de Swatchs baratos, a diferença não é assim tão grande.
São gajos para dizer já que é a última inovação e que são os primeiros a lançar um telemóvel com vidro de Safira...
ResponderEliminar