Com a popularização das impressoras 3D já estava mais que visto que seria apenas uma questão de tempo até que surgisse a primeira "fotocopiadora 3D" capaz de replicar qualquer objecto. Esta Blacksmith Genesis parece ser um desses primeiros aparelhos, e opta por uma engenhosa forma de impressão.
A Blacksmith Genesis é uma impressora 3D que conta com um scanner laser 3D integrado, tornando-se assim mais atractiva para aqueles cujas impressões 3D tenham principalmente origem em objectos reais já existentes.
O scanner consiste num prato rotativo onde o objecto a replicar é colocado, e onde uma câmara captura a projecção de um laser que permite recriar com exactidão o objecto em 3D. A parte curiosa é que também a impressão é feita de forma rotativa - em vez de movimentar o prato ou cabeça nos eixos x/y. Um sistema que não só é curioso como também se torna mais eficiente, segundo os seus criadores.
Claro que por muito interessante que tudo isto seja, há que ter consciência das suas limitações, equiparáveis à maior parte das impressoras 3D "domésticas", como a impressão num só material/cor, e do objecto impresso ter uma solidez "relativa". No entanto, isso seriam coisas mais fáceis de aceitar que o seu preço... que situando-se nos $1395 dólares, a coloca fora do alcance da maioria dos "curiosos".
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)