2014/08/10

Carro de Rally de 600cv vs carro telecomandado de 1cv


A maioria dos apreciadores de automóveis fica obcecada pela potência dos veículos, "delirando" com carros de 500 ou 600cv. Só que há outro aspecto de importância fundamental que coloca essa potência em xeque: o peso. Para demonstrar isso de forma exemplar - embora extrema - temos uma comparação que mostra que por vezes, 1cv pode valer mais que 600cv.

O seguinte vídeo coloca lado a lado um potente Lancia Delta de competição com 600cv e um pequeno carro telecomandado com apenas 1cv; que terão que mostrar o que valem em diferentes provas. Temos duas corridas seguidas de uma prova de drag race, e onde no final poderão ficar a dar mais valor à reduzida potência de 1cv - especialmente quando em vez de muitas centenas de quilos, temos um peso muito mais reduzido que temos que "puxar".

(Não admira portanto que modelos como os ultra-leves Lotus, e outros carros que apostam na redução de peso, possam enfrentar - e até superar - veículos com muito mais potência... mas também mais pesados.)

3 comentários:

  1. Bem, os testes foram "manipulados" :)
    Especialmente o primeiro, baseado na força centrífuga, com o 1CV a correr por dentro. É quase o mesmo que correr à volta de uma mesa. Quem corre menos consegue não ser apanhado.
    Na aceleração puseram a meta mesmo no sítio onde a vantagem do 1CV terminava :)

    ResponderEliminar
  2. O que se tenta provar é a importância do peso. O resto é secundário.

    ResponderEliminar