2014/08/17

Chave do BMW i8 é a verdadeira "chave inteligente"


As chaves dos automóveis há muito que deixaram de ser simples chaves mecânicas que faziam rodar os canhões das fechaduras das portas e da ignição. Mas ara o seu novo i8 a BMW apresenta-nos uma verdadeira chave inteligente que servirá de prenúncio ao que serão as chaves dos futuros automóveis.

Há muito que as chaves dos automóveis ganharam inteligência. Actualmente as chaves integram também comandos que permitem abrir e fechar as portas à distância, para não falar no sistema electrónico que garante que o carro só entre em funcionamento com uma chave válida e não com uma cópia. Para além disso, muitas armazenam também todo o histórico do veículo, permitindo que as oficinas rapidamente possam detectar anomalias e outras coisas que necessitem de intervenção.

Mas para o BMW i8, um carro de alta tecnologia, também a sua chave recebeu um tratamento à altura.

A chave do BMW i8 é uma autêntica "smart key" com ecrã que permite visualizar informações sobre o veículo (como o nível de carga), e que será o complemento perfeito à app que existe para smartwatches como o Galaxy Gear.


Só falta saber se a informação que a chave apresenta será actualizada remotamente - por intermédio de emparelhamento com o smartphone, por exemplo - coisa que me parece provável considerando o "nível tecnológico" deste super-carro eléctrico.

Bem... se por acaso decidirem comprar um (ou já tiverem encomendado o vosso), depois digam-nos como é que a chave funciona. :)


4 comentários:

  1. Também tem APP: https://www.youtube.com/watch?v=uonCBAuCgSE

    ResponderEliminar
  2. Esses sistemas anti-furto tem outro lado, fazem com que os ladrões apelem para o assalto a mão armada, assim levam o carro com chave e tudo, de quebra o dono corre o risco de tomar um tiro, santa burrice.

    ResponderEliminar