2014/08/29

Como recuperar espaço desperdiçado pelo Windows


Hoje em dia a maioria das pessoas tem computadores com terabytes de espaço que fazem esquecer as preocupações com o espaço ocupado. Mas para aqueles utilizadores que se preocupam em ter um sistema livre de ficheiros desnecessários, ou que têm um SSD de tamanho reduzido cujo espaço começa a escassear, há uma forma simples que vos pode recuperar alguns preciosos gigabytes.

Se já repararam que o espaço livre no vosso disco de sistema está continuamente a reduzir-se mesmo que não instalem qualquer programa adicional, isso poderá dever-se em parte aos ficheiros do sistema e de actualizações do windows que se vão acumulando no computador.

Embora haja programas que se especializam na limpeza de ficheiros temporários e desnecessários, o Windows disponibiliza tudo o que é necessário para o fazer.

Se usam o Windows 7, bastará clicarem com o botão direito em cima do vosso disco "C" no explorador de ficheiros, e escolherem propriedades. Depois cliquem no "Limpeza do disco", e passado uns momentos surgirá uma nova janela para que seleccionem os conteúdos que desejam eliminar (quase sempre o que interessa é escolher todos).

Mas o passo que muitas vezes passa despercebido é que em baixo surge um outro botão que diz "limpar ficheiros de sistema", que é algo que muitas vezes passa despercebido mas que é onde provavelmente se poderão esconder vários gigabytes de ficheiros que foram acumulados ao longo dos anos (se nunca o fizeram anteriormente). Por isso cliquem nele, e de seguida confirmem que têm todos as caixinhas seleccionadas, e cliquem em "ok" para terminar (e confirmem a eliminação).

Já me têm passado pelas mãos alguns computadores em que a simples "análise" aos ficheiros do sistema que irão ser eliminados chega a demorar vários minutos - pelo que... não desesperem se isso demorar algum tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)