2014/08/20

iPhone 6 vai ter resolução de 1472x828 pixeis?


Muito se tem falado da questão dos tamanhos dos novos iPhone 6, que se espera virem a ser dois modelos, um com ecrã de 4.7" e outro com ecrã de 5.5" - mas a questão da sua resolução é algo que tem passado mais despercebido. Agora surgem novos indícios de que realmente teremos uma nova resolução... embora possa não ser aquela que seria a mais desejada.

Tendo tido as origens num ecrã de 320x480, o iPhone mais tarde expandiu-se para os 640x960 (o salto "retina"), e posteriormente para o esticamento a partir do iPhone 5, com 640x1136. É uma resolução que manifestamente já se torna insuficiente num mundo apinhado de modelos com ecrãs Full HD (e até superiores, como os mais recentes ecrãs de 1440x2560).

Se se poderá discutir se uma resolução superior ao Full HD faz sentido num smartphone de aproximadamente 5"; o que sei é que se torna cada vez mais aparente que a actual resolução do iPhone não chega (e não estou a exagerar quando digo que por vezes me chega a ser incomodativo olhar para o seu ecrã e notar as "linhas" dos pixeis - embora, não esconda, que sempre fui "esquisito" com isto das resoluções e dos pixeis).

Com o aumento do tamanho do ecrã do iPhone, essa falta de resolução tornar-se-ia ainda mais aparente, e parece-me lógico que a Apple teria que fazer algo quanto a isso. E sendo esse o caso seria de esperar que os developers encontrassem indícios disso no SDK (para além de eventualmente serem avisados disso, para prepararem as suas apps para as novas resoluções). Parece que é mesmo esse o caso:


Na última actualização do Xcode beta, surge a referência a uma resolução de "414x736". Valores que parecem estranhos mas que seguem em linha com a resolução "base" usada pela Apple, e que depois aplica um factor 2x (ou, como alguns apontam para este novo iPhone, de 3x.)

Nos iPhones actuais a resolução base é de 320x568, que depois de aplicado o factor 2x se torna nos conhecidos 640x1136. Com este novo valor e aplicando o mesmo factor, chegamos a uma resolução de 828x1472 pixeis.

Um valor que melhoraria a densidade do ecrã do iPhone, mas que por outro lado se pode vir a tornar numa autêntica dor de cabeça para os developers e também em termos de compatibilidade com todos os milhões de apps existentes: pois não existirá forma fácil de "adaptar" uma app das resoluções actuais para estes valores sem que se perca nitidez. Mesmo se se vier a dar o caso de termos um factor 3x, que daria origem a uma resolução de 1242x2208 (mais próxima do que de melhor se faz neste momento), continuaremos a ter o mesmo problema. E se fosse este o caso, então não faria mais sentido simplesmente duplicar novamente a resolução actual, para os 1280x2272 pixeis, que permitiriam o redimensionamento directo e sem perda de qualidade?

Sinceramente, espero bem que seja este último caso - para manter a sanidade dos developers, que actualmente já vão tendo que considerar as resoluções do iPhone original, a retina, a "esticada", e a do iPad original e retina. Aumentar a resolução para valores "estranhos" viria adicionar um novo modo desenquadrado de todos os que já existem.

A minha preocupação é a de saber se os fabricantes terão capacidade para produzir os ecrãs da resolução mais elevada nos volumes que a Apple precisa (embora espere que sim); pois se por agora a Apple optar por uma resolução 1472x828, estará a escolher uma nova resolução que já está ultrapassada logo à partida (e que nem sequer igualará a resolução Full HD que encontramos em equipamentos há mais de um ano no mercado).

4 comentários:

  1. tempo para desenhar Apps resolution independent baseadas em polegadas ou cm como eu atualmente faço. Vão é logo notar uma queda da qualidade global dos UI's porque não é nada trivial e da muito muito mais trabalho...pelo menos para obter resultados de elevada qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que não é o "rebanho" a seguir a Apple mas a Apple a seguir o rebanho.

    ResponderEliminar
  3. Ainda que mal pergunte, vês as linhas de pixeis de qual iPhone (evidentemente sem óculos)?

    Se o ecrã é retina display (tecnicamente, os pixeis são indistinguíveis à distância normal para o tipo de equipamento/ecrã), como é que os vês, e tão bem que te incomodam?

    De facto tenho visto posts teus sobre mais e maiores resolução de ecrã de smartphones e nunca percebi bem porquê. Tens uma acuidade visual muito acima da média, ou treinaste-te a "caçar pixeis"? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Num 5S. Mesmo em jogos por vezes noto claramente as "linhas" em determinadas cores (normalmente as cores primarias, onde os subpixeis fazem acentuar a separação). Mas sim, já referi que sou "sensível" a este tipo de coisas (e que também me faziam estranhar os primeiros OLEDs com os seus padrões pentile.

      Mas embora tenha ficado fascinado com a resolução do G3, já nem pedia tanto... Full HD já me parece um bom compromisso. :)

      Eliminar