A Microsoft continua a mostrar-nos o que anda a fazer nos seus laboratórios, e depois de termos visto como transformar vídeo gravado "à mão" num hyperlapse estabilizado, ficamos também a ver como transformar uma câmara normal numa câmara 3D, e reconstrução de objectos usando uma câmara tipo Kinect.
A Microsoft está em grande nos projectos que tem para apresentar no Siggraph 2014, e entre coisas como a modelação mais realista de roupa virtual sobre um esqueleto 3D, ou a captura de texturas de objectos, temos coisas como a transformação de uma câmara 2D em 3D recorrendo a uma pequena modificação e usando iluminação infravermelha para inferir a distância em tempo real.
Noutro projecto, a utilização de uma câmara 3D foi posta em uso para permitir a captura em tempo real de objectos deformáveis. Isto torna-se no passo seguinte ao do scan 3D feito de objectos rígidos ou estáticos, e permitirá que - em breve? - se possam ter coisas como ter personagens de jogos ou filmes virtuais que sejam iguais a nós, e/ou que recriem mais fielmente os movimentos que fazemos.
As possibilidades são imensas... e não me parece que vá ser necessário esperar muito para que estes projectos que passam a maior parte do tempo escondidos nos laboratórios de investigação e desenvolvimento, saltem cá para fora em aplicações reais.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)