2014/08/23

NASA tem avião eléctrico que descola verticalmente


Aos poucos os automóveis eléctricos começam a tornar-se mais populares e a convencer mais condutores, mas... será que os veículos eléctricos se vão limitar a andar pelo chão? A NASA acha que não, e está a trabalhar que também pelos ares circulem aviões eléctricos não poluentes.

Na imagem temos o GL-10 Greased Lightning, um avião não tripulado com uma envergadura de 3 metros, e que conta com 10 motores eléctricos montados nas asas e estabilizadores, que podem rodar de modo a que se eleve nos ares verticalmente. É um avião que está ainda longe das dimensões de um avião de tamanho real, mas que já nos faz sonhar com essa possibilidade.

Por agora os testes bem sucedidos ainda foram feitos com a ajuda de um cabo de suspensão para salvaguardar o veículo em caso de falha, mas o mesmo irá ser testado já de forma completamente autónoma ainda antes do final do ano.

Já estão a imaginar um dia em que os aviões de passageiros possam contar com motores eléctricos e levantar verticalmente? Deixaria de ser necessário ter aeroportos gigantes, e os aviões poderiam aterrar em pequenas plataformas mais próximas do destino pretendido (ou directamente no próprio destino).

Se calhar o futuro imaginado de que no século XXI andaríamos todos em carros voadores ainda se possa vir a concretizar... :)

2 comentários: