2014/08/20

Noke: o primeiro cadeado Bluetooth do mundo


Se se querem ver livres das chaves, chegou ao Kickstarter um projecto que se anuncia como sendo o primeiro cadeado Bluetooth do mundo; e vem cheio de argumentos para conquistar uma legião de interessados.

Considerando que neste momento já vai com mais de 2000 apoiantes e com o dobro dos 100 mil dólares inicialmente pretendidos, esse interesse parece já estar mais que demonstrado. O noke tem o aspecto de um cadeado/aloquete convencional, mas onde não encontramos fechadura para o abrir. Para isso têm apenas que transportar o vosso smartphone convosco, e assim que clicarem no aro do cadeado ele detecta a proximidade e abre-se sem mais chatices.

Isto permite outras funcionalidades que encontramos nas fechaduras digitais, como a possibilidade de definirmos outras pessoas que possam ter permissão para abrirem o nosso cadeado; e há uma funcionalidade que também o torna ainda mais interessante... o facto de o podermos abrir mesmo sem termos o smartphone por perto (ou caso esteja descarregado).

É possível definir um código de "cliques" curtos/longos tipo código morse, que poderá ser usado para abrir o cadeado mesmo sem termos o smartphone por perto, e que servirá para descansar aqueles que batalham diariamente para fazer com que o seu smartphone se aguente até ao final do dia.

A única situação que me parece não estar contemplada é caso desejem ficar o smartphone no interior de um cacifo que queiram fechar com o noke: nesse caso o smartphone estaria sempre próximo e permitiria que qualquer pessoa o pudesse abrir. Nesta situação seria necessário desactivar o bluetooth no smartphone e recorrer ao código de cliques para o abrir - mas isto seria uma situação específica. Quer seja pela funcionalidade Bluetooth ou destes toques, parece-me que o produto é bastante interessante, e nem sequer tem um preço que me pareça ser exagerado: $59 dólares (+$15 de portes para fora dos EUA).


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)