2014/08/17

Premier League não quer os seus golos em vídeos online


Já sabemos que o futebol move multidões e movimenta milhões (bastará olhar para o preço de canais pagos como a Sport TV), mas agora parece que a Premier League quer entrar em guerra directa com os adeptos que colocam os vídeos dos golos dos seus jogos na internet.

Aqui nem se trata de estar a perseguir os streams ilegais dos jogos - que serão provavelmente mais problemáticos (e também difíceis de erradicar), mas sim de pequenos clips de alguns segundos que mostram unicamente os golos, muitas vezes de baixa qualidade, gravados com um smartphone apontado para o televisor.

Se é verdade que os golos serão dos momentos mais marcantes e importantes de um jogo de futebol, e que essas imagens - se gravadas de um televisor - estarão sujeitas à protecção dos direitos de autor; será realmente que o uso de alguns segundos de vídeo será efectivamente um uso "abusivo"? Afinal, e se tratar de um vídeo gravado por um adepto que esteja a ver o jogo ao vivo? Será que é assim tão diferente?

Mas não... lá irá investir fortunas continuadas na identificação de conteúdos e perseguição de quem ousar colocar um destes clips online - em vez de apostarem em facilitarem a partilha desses conteúdos, a partir da fonte original devidamente identificada (e assim tornando desnecessário que qualquer outra pessoa o fizesse). Afinal... se pagar "biliões" para terem direito às transmissões televisivas, também terão "milhões" para investir nestes sistema retrógrados que, para além de pouco (ou nenhum) efeito prático terem, apenas servirão para afastar ainda mais o público dos serviços pagos que eles gostariam que as pessoas subscrevessem.

2 comentários:

  1. A meu ver este tipo de atitudes, só faz com que percam visibilidade (que vem muitas vezes deste tipo de partilhas) e adeptos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não... Infelizmente não. O futebol é estilo religião, ninguém vai perder adeptos por causa destas coisas, ou coisas bem piores. O John Oliver explica isso muito bem: https://www.youtube.com/watch?v=DlJEt2KU33I

      Eliminar