2014/08/16

Rover marciano para 2020 já tem lista de equipamentos seleccionada


O problema de se usarem equipamentos robóticos para explorar outros planetas é que, por muitas respostas que ajudem a encontrar, invariavelmente fazem surgir outras tantas novas perguntas que fazem os cientistas desejar ter outros equipamentos por lá para poderem fazer mais testes. O novo rover destinado para ser enviado para Marte em 2020 vai por isso contar com um upgrade de equipamento.

O problema é que o espaço para carregar este equipamento é ultra-limitado, e por isso há que fazer uma selecção, de entre todas as propostas de cientistas de todo o mundo, sobre quais as ferramentas que este novo rover carregará. A NASA diz já ter chegado a um primeira selecção, que opta por 7 ferramentas das 58 que tinham sido propostas. Uma selecção que foi feita com base nos equipamentos que melhor permitirão analisar o planeta de forma a preparar uma eventual missão tripulada, onde seja necessário usar os materiais disponíveis para auxiliar a vida desses exploradores.

  1. Mastcam-Z - sistema avançado de câmaras, com capacidade para captar imagens esteroscópicas e panorâmicas de elevada qualidade, para analisar o solo marciano e assistir na condução do veículo.
  2. SuperCam - uma câmara que não só pode captar imagens, como fazer análise da composição química dos elementos, incluindo a detecção de compostos orgânicos à distância.
  3. PIXL (Planetary Instrument for X-ray Lithochemistry) - um espectrómetro de Raios-X que permitirá analisar com elevada qualidade a estrutura química dos elementos recolhidos.
  4. SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman & Luminescence for Organics and Chemicals) - espectrómetro Raman de Laser UV, o primeiro a ser enviado para Marte e que completará o conjunto de informações que for recolhida sobre os elementos marcianos.
  5. MOXIE (Mars Oxygen ISRU Experiment) - um sistema que irá extrair oxigénio do dióxido de carbono da atmosfera marciana.
  6. MEDA (Mars Environmental Dynamics Analyzer) - um conjunto de sensores que irá registar as condições atmosféricas em Marte: velocidade e direcção do vento, pressão atmosférica, humidade, tamanho e forma do pó, etc.
  7. RIMFAX (Radar Imager for Mars' Subsurface Experiment) - um radar de penetração no solo que permitirá captar imagens de alta resolução do subsolo marciano.

Um conjunto de ferramentas que custará a módica quantia de 130 milhões de dólares a desenvolver. Mas... neste tipo de coisas, há que optar pelo pacote "full extras" uma vez que é um investimento que será certamente apreciado por toda a Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)