2014/08/16

Simulação de rasgos e fracturas no Siggraph 2014


Os computadores actuais, com os seus potentes CPUs e GPUs são capazes de produzir imagens de elevado realismo, mas por vezes falham na simulação de coisas que consideramos "naturais", como é o caso de materiais que se podem quebrar, deformar e rasgar. Na edição deste ano do Siggraph, tivemos sistemas que nos mostram como isso pode ser feito de forma bem mais realista.

Embora alguns jogos nos apresentem mundos virtuais que podem ser destruídos, há ainda muita coisa por fazer de forma a que se tornem verdadeiramente realistas. Na maioria dos casos, dar tiros através de materiais é acompanhado apenas pela colocação de uma imagem de um "furo" sobre a sua textura; ou no caso de vidro, ser acompanhado de uma quebra pré-programada que não tem efectivamente a ver com o ponto de impacto.

Neste vídeo que se segue vemos como é possível fazer-se uma simulação muito mais perfeita, e que pode rivalizar com imagens que sejam gravadas de materiais reais.

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