2014/08/15

T-Mobile corta a velocidade 4G a quem usar torrents ou streaming em planos ilimitados


Imaginem que optam por um tarifário mobile ilimitado por quererem tirar partido disso mesmo - a questão é sempre a mesma: os operadores só gostam de vender a ilusão daquilo que vendem, e quando depois têm que fornecer o que foi acordado... é que são elas.

Desta vez o caso não se passa em Portugal (embora tenhamos a nossa própria dose de chatices quanto a isto), mas sim nas ligações 4G da T-Mobile nos EUA, e onde os utilizadores de tráfegos ilimitados irão passar a ter as velocidades reduzidas.

A T-Mobile considera que é abusivo um cliente que tiver pago pelo pacote de dados ilimitados use a sua ligação para: aplicações de partilha de ficheiros P2P, torrents, streaming de vídeo ou de câmaras, ligações contínuas, ou - para salvaguardar contra tudo o resto - "qualquer utilização que afecte a capacidade ou funcionalidade da sua rede".

Antes que pensem que eu sou um radicalista anti-operadores, convém relembrar que todos os operadores terão cláusulas idênticas; e neste caso a T-Mobile até diz que irá contactar os utilizadores que forem afectados por esta medida para explicar a situação (algo bem diferente de um caso que conheço, cá, em que a redução da velocidade nunca foi explicada ao cliente, e que só depois de meses um dos técnicos lá admitiu, de forma não oficial, que a ligação estava a ser limitada por excesso de tráfego).

Como sempre, nada tenho contra estas regras que visem assegurar que o excesso de uso de um utilizador possa prejudicar muitos outros - isso parece-me perfeitamente lógico e benigno. O que não aceito é que estas mesmas regras sejam escondidas dos clientes.

Bem sei que as condições das redes mudam constantemente de segundo a segundo, e que um dia a rede pode estar praticamente livre às 3h da manhã, mas noutro dia estar saturada por um qualquer motivo. Mas, para isso, que criem sistemas que permitam aos utilizadores estarem informados dessas condições, e de que estarão sujeitos a limites (ou sugiram formas alternativas de fazerem o que pretendem fazer). Senão... que sentido fará estarem vender uma ligação ilimitada, que um utilizador poderá comprar para fazer streaming contínuo das câmaras de segurança de sua casa, para depois constatar que apenas pode ver um frame a cada 5 minutos por a sua ligação de 40 ou 100Mbps não permitir ultrapassar dos 10Kbps?

1 comentário: