2014/08/17

Uso excessivo dos smartphones criará uma geração "corcunda"?


Todos os que passam o dia sentados em frente a um computador já saberão da extrema importância de adoptar uma postura correcta, sob risco de virem a enfrentar complicados problemas de saúde a médio/longo prazo. Mas esses riscos não se limitam a quem está sentado ao computador: um médico alerta para o risco de problemas no pescoço para todos os que passam o dia olhando para baixo para os seus smartphones.

E a verdade é que não será difícil constatar esta realidade: olhe-se em redor em qualquer local que se esteja, e não será difícil encontrar pessoas (e grupos) que estão continuamente de olhos focados para baixo, nos seus smartphones. Isto poderá dar origem a problemas de saúde, principalmente no caso de crianças e adolescentes, que atravessam as mais importantes fases de crescimento - e que são também o maior grupo de risco para a utilização intensiva destes equipamentos.

Como em tudo, convém que se façam as coisas com moderação; e neste caso, relembrar que há todo um mundo em nosso redor, fora do ecrã dos nossos equipamentos móveis, que também merece a nossa atenção. Para auxiliar os utilizadores, este médico criou uma app que permite alertar sempre que se passar demasiado tempo com o smartphone numa posição "incorrecta", relembrando que se deverá adoptar uma postura mais saudável.

Por mim, acho que será mais saudável optarem por uma rotina diária que permita manter a vossa boa saúde física (bastará reservar 15 ou 30 minutos diários para esse fim, recorrendo a qualquer rotina de treino disponível na internet), e que fará "maravilhas" para garantir que o vosso corpo aprenda a reconhecer quando está numa postura "anormal".

1 comentário:

  1. As mulheres cuidam mais da postura. Conheço uma data delas que andam no pilates.

    ResponderEliminar