2014/09/23

Ganha um medidor USB de voltagem/amperagem

Não é a primeira vez que vos falo deste pequeno gadget, mas desta vez poderão ganhar um no nosso passatempo que vos oferece gadgets todas as semanas: um medidor USB dos volts e amperes que passam por uma ficha USB.

Quantas vezes já se depararam com carregadores que demoram mais tempo que outros a carregar um smartphone ou tablet? Com este medidor USB de volts e amperes vai ficar demonstrado como a utilidade deste pequeno gadget é imensamente superior ao seu custo (que actualmente, graças a uma promoção, se fica por uns reduzidos 3 euros!)

Basta ligarem este medidor entre a porta USB ou carregador USB que quiserem e o dispositivo a carregar, para comprovarem a voltagem e amperagem que está a passar. Assim podem comprovar se realmente aquele carregador está a dar a potência que vem declarada, ou até se algum cabo "não oficial" não estará a prejudicar o tempo de carregamento ao limitar a corrente que por ele passa. Seja como for, é um daqueles gadgets indispensáveis na colecção que todos deverão ter na sua gaveta de "coisas que podem vir a dar jeito quando menos se espera". :)

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)


Passatempo encerrado. O vencedor desta semana é o Daniel Costa. Fica atento aos próximos passatempos.

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

6 comentários:

  1. Tensão/Corrente.

    Voltagem/Amperagem não existe em PT-PT só em PT-BR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Priberam diz que sim:
      http://www.priberam.pt/DLPO/voltagem
      http://www.priberam.pt/DLPO/amperagem

      Eliminar
  2. Efectivamente o mais correcto seria Tensão e Corrente.

    ResponderEliminar
  3. Isto é uma boa forma de confirmar aqueles valores fantasiosos dos carregadores chineses.
    Um que supostamente debita 1A + 2.1A afinal dá 0,7A e 1A respectivamente.

    E uma bateria externa da XIAOMI de 10400mAh que supostamente daria 2.1A e que comprei por apresentar maior qualidade de construção e maior fiabilidade afinal só dá 1.1A

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma vez que os cabos também podem ter influência, o teste tem que ser feito com o mesmo cabo que no carregador de origem (ou outro de "qualidade reconhecida") mostre que realmente dá os 2.1A máximos, e depois mudar só o medidor e cabo para o novo carregador.

      (Isto porque tenho lá cabos USB - só para carregamento - que fazem realmente a diferença, pois alguns carregadores só dão a potência máxima se detectarem umas certas ligações... Mas sim, é "normal" as potências anunciadas nos carregadores chineses serem inflacionadas.)

      Eliminar
    2. Pois, também pensei nisso e testei os cabos. Tanto "chineses" como da LG, Metrans e da Xiaomi não deram grandes flutuações nem nada que se aproximasse dos 2.1. O máximo atingido foi mesmo 1.1A.

      Eliminar