2014/09/17

iOS8 fica hoje disponível


Enquanto milhões de pessoas esperam ansiosamente pelos seus novos iPhone 6, muitos mais aguardam pacientemente pela chegada do novo iOS8, que hoje ficará disponível para todos os dispositivos suportados.

O iOS8 vem com bastantes novidades e melhoramentos: gestão de fotos melhoradas; possibilidade enviar mensagens de voz e vídeo; teclado melhorado (e possibilidade de usar outros teclados); iCloud Drive para guardar na cloud de todo o tipo de ficheiros; controlos manuais na câmara; maior integração com o OS X (e Continuity); notificações com acções imediatas; Family Sharing para partilhar apps pela família sem "truques"; HomeKit para integração com sistemas de automação doméstica; interacção entre apps; spotlight com pesquisas mais inteligentes; a integração de dados no Health; o Touch ID passa a poder ser usado pelas Apps; e muito mais. Umas são novidade, outras são meramente necessárias e que se limitam a implementar coisas que já estão (bem) feitas noutras plataformas.

Como sempre, o lançamento "instantâneo" para todos ao mesmo tempo irá evitar as demoras que por vezes fazem desesperar os utilizadores Android com os seus lançamentos faseados - mas não irá certamente evitar as frustrações de lidar com a saturação dos servidores neste primeiro dia, em que dezenas de milhões de utilizadores tentam incessantemente ser dos primeiros a ter o update. Algo que poderá nem sequer ser muito recomendável, pois há ainda muitas apps que têm problemas com o novo iOS8 e que ainda irão necessitar de algum tempo para corrigirem tudo o que há para corrigir (o Dropbox é um desses casos, por exemplo, mas não será o único). Para além disso preparem-se... pois nas próximas semanas será mais que certo terem que "gramar" com dezenas de actualizações de apps diariamente...


Quais os iPhones e iPads que poderão tirar partido do novo iOS?


  • iPhones: iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5S, iPhone 5C, iPhone 6, iPhone 6 Plus
  • iPads: iPad 2, iPad 3, iPad 4, iPad Air, iPad Mini, iPad Mini 2
  • iPods: iPod Touch 5G

2 comentários:

  1. Duas perguntas:
    O handoff funciona com ipad3?
    Os ficheiros de Numbers que me desapareceram do iPad quando instalei o iOS 8 no iPhone irão reaparecer ou terão ficado para sempre algures entre a minha casa e Cupertino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fizeste backup e/ou se o Numbers está a sincronizar para iCloud (quase de certeza que está), então não te preocupes que eles aparecem.

      Eliminar