2014/09/19

Nvidia revela novas GTX980 e GTX970

Durante muito tempo os fabricantes de placas gráficas optaram por lançar os seus chips topo de gama para impressionar tudo e todos, e posteriormente iam disponibilizando os modelos mais económicos. Agora, a aposta tem sido a inversa. Depois de estrear a nova geração Maxwell com GPUs de gama média, só agora é que a Nvidia nos traz as suas placas de gama mais potentes que dão uso a esta nova arquitectura: a GTX 980 e GTX 970.

Há muito que se esperavam estas placas gráficas da Nvidia, que até há bem pouco tempo continuavam sem qualquer indicação de quando poderiam chegar ao mercado. Já se falava de que poderiam chegar apenas em 2015, mas a Nvidia parece ter querido aproveitar a época de final de ano para convencer aqueles que estão a preparar upgrades para os jogos que estão a chegar.

A GTX 970 e 980 não são placas que venham revolucionar o mercado, mas parecem ser o que faltava à Nvidia para "complicar" a vida à AMD. A nova GTX980 chega a um preço de referência de $549, bem inferior ao que era pedido pela geração anterior (780 Ti a $699). Ainda por cima, tem a grande vantagem de ser muito mais eficiente, gastando cerca de 100W menos do que a AMD equivalente.


De resto, estamos a falar de placas que já se destinam a jogadores que tenham ecrãs com resoluções superiores a Full HD. Tanto uma como outra aguentam-se perfeitamente em resoluções de 2560x1440 e Ultra HD, e trazem até alguns truques na manga, como o DSR (Dynamic Super Resolution) - um sistema que "engana" os jogos de modo a que sejam renderizados em resolução 4K, sendo depois redimensionados (com qualidade melhorada) para um monitor Full HD.

Não é propriamente a mesma coisa que jogar num ecrã 4K, mas sempre permitirá dar uso a toda a potência disponível mesmo tendo-se apenas um monitor Full HD.

A GTX970 tem um preço de referência de $329 que também a torna numa autêntica "bomba" para quem procurar uma placa gráfica de alto desempenho sem ter que entrar na gama acima dos $500. Ambas as placas usam 4GB de memória como base, sendo provável que alguns fabricantes depois lancem versões com ainda mais memória.

O seguinte vídeo mostra algumas das novas capacidades destas Nvidia, como novos sistemas de iluminação dinâmica e anti-aliasing.



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)