2014/09/03

Samsung revela Galaxy Note Edge, Note 4, Gear VR e Gear S


A Samsung já desvendou as suas novidades na IFA 2014, e para além do aguardado Galaxy Note 4 e do já antecipado Gear S, chega também um mais original Galaxy Note Edge que recorre a um ecrã que que se dobra sobre um dos lados.

Provavelmente ainda se recordarão que a Samsung já tinha proposto este mesmo conceito anteriormente sob a forma de protótipo, mas agora chega a altura de o passar à fase de comercialização.

Esta parte inclinada do ecrã OLED (de 5.6" com 2560x1440) do Note Edge funciona de forma independente, mas em conjunto com o ecrã principal, podendo ser usada como barra de atalhos para lançar apps, ou exibir notificações - podendo manter-se activa mesmo com o resto do ecrã apagado. A ideia é interessante, mas faltará ver a implementação que a Samsung faz do sistema... para garantir que não se resume a ser uma mera curiosidade que em breve será esquecida (pouco provável, uma vez que nos dirigimos para um futuro onde a proliferação de ecrãs secundários, nos smartwatches e outros, será cada vez maior).



Galaxy Note 4


O Galaxy Note 4 também apareceu, confirmando aquilo que se aguardava: um smartphone com ecrã de 5.7" (2560x1440), câmara de 16MP e 3.7MP, três microfone (para redução de ruído), Snapdragon 805 a 2.7GHz (com LTE Cat.6) ou Exynos 5433 octa-core a 1.9GHz (com LTE Cat.4) dependendo dos modelos. Uma evolução que vem reforçar a posição do Note enquanto "phablet" de referência.


Gear S


Embora não seja o primeiro "smartwatch completo" que chega ao mercado, dispensando o uso de um smartphone a acompanha, o Gear S é o primeiro que nos chega de uma marca com a dimensão da Samsung - e merece por isso atenção especial. O Gear S vem com um ecrã OLED curvo de 2" (260x480), CPU dual-core a 1GHz, 512MB de RAM, e recorre ao Tizen. Tendo conectividade 3G e GPS, este smartwatch não terá problemas em receber notificações e registar o vosso percurso mesmo quando deixam o smartphone em casa e, dependendo do seu preço e integração com os smartphones, poderá tornar-se num gadget altamente desejável.


Gear VR


Aproxima-se uma revolução na área da realidade virtual, e a Samsung não quer ficar de fora. O seu Gear VR é uma solução extremamente low-tech, pois consiste apenas num "encaixe" onde terão que colocar um Galaxy Note 4, transformando-o num sistema de realidade virtual. Ainda assim, o sistema foi desenvolvido em conjunto com a Oculus VR, que tem sido das empresas que mais tem desenvolvido esta tecnologia - e o facto de assim se ficar livre de cabos pendurados, dá outra liberdade ao utilizador.

Existem pormenores curiosos, como a possibilidade de usarmos a câmara do Note 4 para "vemos" o que se passa à nossa frente sem termos que tirar o sistema; mas há também falhas, como a ausência de tracking posicional (só detecta a rotação e inclinação da cabeça, tal como os primeiros Oculus Rift). Considerando que se trata apenas de um encaixe, esperemos que tenha um preço ultra acessível.

5 comentários:

  1. O Edge fez-me lembrar o meu velhinho Motorola E1000!

    ResponderEliminar
  2. Estou à espera (e em pulgas!) para receber o meu google cardboard (clone). Conheço bem as limitações mas o preço é imbatível!
    Com tantos "gigantes" a empurrar a RV espero que o carboard tenha uma actualização em breve (o chromecast também passou meses sem actualizações, mas outros aparelhos google também ficaram DOA...)

    ResponderEliminar
  3. O que vão dizer os canhotos? Que "you´re holding it wrong?" ;)

    ResponderEliminar
  4. Já vou avisando o gps dele é de araque. Só funciona com Internet. Qualquer celular peba da nokia o gps da uma aula para a Samsung. Eu tenho edge mais ganhei nunca que compraria um celular caro assim e que não tenha um gps de verdade.

    ResponderEliminar